Sábado, 20 de Julho de 2024 21:56
(31) 99129-8046
Saúde NUTRICIONISTA

Como está a sua vitamina D?

A alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da vitamina D equilibrados.

03/04/2023 19h33
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: ELAINE CHAGAS
Como está a sua vitamina D?

A vitamina D é um hormônio esteroide que se desenvolve em nosso organismo somente com a exposição ao sol, ou seja, ela não é produzida naturalmente. Quando os raios solares atingem a pele, uma parte específica da luz faz com que a pró-vitamina passe por vários processos até chegar ao rim, onde a forma ativa da vitamina D é obtida. A frequência e forma ideais de exposição ao sol para a síntese adequada de vitamina D é de 15 a 20 minutos, no mínimo 3 vezes por semana, antes das 10 horas da manhã, sem protetor solar, expondo braços e pernas. Pessoas de pele muito clara, com mais risco de desenvolvimento de câncer de pele ou que já tiveram esse tipo de câncer, precisam ter a orientação médica sobre a exposição ao sol. A vitamina D é essencial para a boa realização de diversas funções do organismo e, por isso, as recomendações de exposição ao sol devem ser levadas com bastante seriedade.

 

Algumas das principais funções da vitamina D:

 

. Ajuda o corpo a absorver cálcio e fósforo, que são essenciais para a saúde óssea.

. Reduz o risco de doenças crônicas.

. Melhora o humor e reduz o risco de depressão.

. Regula a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

. Melhora a função muscular reduzindo o risco de quedas e fraturas em idosos.

. Reforça o sistema imunológico - reduzindo o risco de infecções.

A alimentação também é uma aliada para ajudar a manter os níveis da vitamina D equilibrados. Ela pode ser encontrada especialmente nos peixes e outros frutos do mar como sardinha e salmão, e também na carne, no leite, nos ovos, na manteiga, nas castanhas e nozes, no feijão, na couve e no espinafre.                  É importante saber, no entanto, que mesmo assim, a exposição solar é fundamental para que a vitamina D seja sintetizada no organismo. No entanto, quem passa muito tempo em ambientes sem iluminação natural ou mora em lugares com longos períodos sem dias ensolarados, pode suplementar a vitamina D, a fim de manter a saúde dos ossos e impedir os efeitos nocivos da carência desse nutriente no organismo.     A suplementação não deve ser realizada somente quando já existe "deficiência", pois comprometimentos metabólicos e imunológicos já ocorrem em níveis não ideais de vitamina D. Sua suplementação sempre que necessária é fundamental para prevenção e tratamento de doenças imuno mediadas e metabólicas como obesidade e diabetes tipo 2.

Aguardo você na próxima edição e nas redes sociais. 

Grande abraço da nutri

@Elainechagas_nutri

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
ELAINE CHAGAS
Sobre ELAINE CHAGAS
Elaine Chagas, mãe de dois filhos, moradora de Sabará e há 16 anos uma pessoa extremamente apaixonada pela nutrição.
Sabará, MG
Atualizado às 20h05
20°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 28°

19° Sensação
2.57 km/h Vento
54% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/07)

Mín. 11° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/07)

Mín. 11° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias