Segundo o cientista político Leonardo Barreto, diretor da Vector Research, a votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter chegado perto do limite no primeiro turno. As conclusões aparecem em um artigo publicado nesta terça-feira, 25, no portal O Antagonista. No texto, Barreto analisou os resultados de pesquisas eleitorais realizadas por sete institutos em 15 Estados. Em todos, o presidente Jair Bolsonaro conseguiu números melhores que os do primeiro turno.
“Os dados sugerem que Lula e Bolsonaro estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente”, concluiu. “Na média ponderada, considerando o peso de cada Estado sobre o total de votos, Bolsonaro cresceu dez vezes mais do que Lula (7,81 x 0,78), dando força à hipótese de que o estoque de votos petistas chegou perto do limite no primeiro turno.”
Barreto explica, porém, que a situação ainda não está definida. “Os resultados dos Estados com pesquisa disponível foram agregados aos dos Estados sem pesquisa”, escreveu. “Nesse caso, repetimos a votação do primeiro turno na simulação. O placar passou a ser de 49,05 x 49,00.”
Na opinião do cientista político, um dos fatores para vitória será a conquista do eleitorado que se absteve. “Essa situação reforça o diagnóstico de que a abstenção terá um papel central no resultado, algo que nunca foi considerado como variável importante em todas as eleições anteriores realizadas desde 1989”, explica. “Ou seja, o eleitorado que quiser mais, o mais mobilizado, com maior comparecimento, é o que deve ganhar a eleição.”
CIDADÃO HONORÁRIO Deputado Professor Cleiton recebe título de Cidadão Honorário de Sabará
LANÇAMENTO Conceição Arruda e João Santos do Social lançam pré-candidaturas em Sabará e defendem renovação com compromisso popular
EXECUTADO EM SABARÁ Homem é executado com 14 tiros em Ravena, distrito de Sabará
PARALIZAÇÃO SERVIDOR Prefeitura de Sabará garante serviços mantidos durante paralisação e negocia com servidores sobre reajuste
Lei Rafaela Drummond Lei Rafaela Drummond marca avanço no combate ao assédio moral e sexual no serviço público em Minas Gerais
CIDADÃO HONORÁRIO Vereador Alan do Vila recebe título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte e destaca ligação histórica com Sabará Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 13° Máx. 27°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
