VIEW GO
cartorio 1
cartório 2
ANUNCIO POP UP ANGLOGOLD ASHANTI
anglogold web série
CEMIG CAMPANHA_PI 29438_Perfil 252
FIEMG CAMPANHA PI 39117
comer e beber3
Senado Federal

Cai veto de Bolsonaro ao marco da minigeração de energia própria

Em votação nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou Veto 9/2022, do presidente Jair Bolsonaro, a dois dispositivos do marco regulatór...

14/07/2022 18h10
Por: Glaucia Melo Clark
Fonte: Agência Senado
O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, ressaltou que houve acordo de líderes para que o veto fosse derrubado - Waldemir Barreto/Agência Senado
O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes, ressaltou que houve acordo de líderes para que o veto fosse derrubado - Waldemir Barreto/Agência Senado

Em votação nesta quinta-feira (14), o Congresso Nacional derrubou Veto 9/2022, do presidente Jair Bolsonaro, a dois dispositivos do marco regulatório da minigeração de energia elétrica (Lei 14.300, de 2022). A matéria será encaminhada à promulgação.

Após acordo entre as lideranças partidárias, foi derrubado o veto que excluía os projetos de mini e microgeração de energia do Regime Especial de Incentivos ao Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Também foi derrubado o veto à permissão de classificar como mini ou microgeradores as unidades flutuantes de geração fotovoltaica instaladas sobre lâminas d’água.

Ao encaminhar a votação, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (PL-TO), citou o acordo de líderes para a derrubada dos dois dispositivos vetados pelo presidente Jair Bolsonaro. Ele adiantou que o Executivo deverá editar medida provisória sobre o tema.

— [Os dois dispositivos] serão derrubados, mas quero deixar público que na conversa que tive com líderes dos partidos que defendem a derrubada desse veto, até por uma questão de impossibilidade de que esse veto tenha consequência clara, o próprio ministério manifestou compromisso de edição de medida provisória fazendo uma correção que não dê margem à possibilidade ou de aumento de energia ou de falta de condições de execução ou a questão de mercado ou, principalmente, aquilo que é importante, que é a visão através do consumidor. Há essa observação pública pela necessidade de uma medida provisória mais clara sobre o tema — afirmou ele.

O acordo de líderes prevê a votação de outros vetos que continuam na pauta, em sessão do Congresso a ser realizada no segundo semestre. Diante do acordo, os líderes do MDB e Republicanos anunciaram a retirada dos destaques que haviam apresentado à matéria, como forma de dar agilidade à votação.

Os dois dispositivos vetados estavam contidos no Projeto de Lei (PL) 5.829/2019, que havia sido aprovado nas duas Casas do Congresso Nacional. Esse projeto instituiu o marco legal da microgeração e minigeração distribuída e deu origem à Lei 14.300, de 2022.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 20h13
27°
Tempo nublado Máxima: 30° - Mínima: 18°
28°

Sensação

4.57 km/h

Vento

64%

Umidade

ALMG_PI 66298
PUBLICAÇÕES LEGAIS
ALMG ABRIL PI 67150 parte 2
almg abril
ALMG eleições setembro
Municípios
ALMG SETEMBRO PI 68536
RETÂNGULO ANUNCIE
Últimas notícias
ALMG SETEMBRO PI 68536
Mais lidas
Anúncio
Anúncio