Luiz Alves
Discreto, falava baixinho e era um goleiraço. Atuou no famoso Juvenil do América, berçário de craques. Do Tostão, por exemplo. Mas falemos do Edson.
Era tão bom goleiro que Biju, técnico do time, buscava-o em seu carro para levá-lo aos treinos e jogos. Uma miopia feroz impediu-o de profissionalizar-se. Na época, nada se podia fazer além de pendurar grossas lentes na cara. E alguém aí já viu goleiro jogar com óculos? Então, abandonou o sonho. Mas viveu uma excelente história que só me contou muitos anos depois. Já avisei que era discreto.
Um dia o time foi convidado a participar de uma comemoração na Penitenciária de Neves. Iam enfrentar uma seleção de detentos. O América já goleava, e o Edson notou que, atrás de seu gol, havia uma fanática galera torcendo por ele. Isso o incentivava a fazer defesas as mais mirabolantes. Mas aos 44 minutos do segundo tempo o juiz arrumou um pênalti. O time local precisava fazer o seu golzinho de honra, poxa! Um dos detentos, um gorila condenado a 120 anos de xadrez e chefão dos presos, subiu no alambrado e berrou para o Edson:
- Menino, eu investi dinheiro grosso apostando que ninguém conseguiria marcar gol em você. Já contava com a grana no bolso quando, no finzinho do jogo, me surge esta merda de pênalti. Veja lá, garoto, não posso perder esse dinheiro! Olha a responsa que está em suas mãos!! Se vire aí, ou você não sai daqui vivo!!!
Edson tremeu. Ergueu os olhos aos céus e pediu, em nome de nossa mãezinha, a rezadeira D. Adélia, que as potestades celestiais o acudissem.
Bola na marca. O batedor de pênalti toma distância quilométrica, escolhe o canto onde enfiar a bola, corre soltando fogo pelas ventas e manda um tremendo petardo. Edson gritou valha-me Deus, fechou os olhos e saltou. Quando deu por si, a bola estava encaixada em seu peito. Coisa lá do Alto. O presidiário chefe da bandidagem invade o campo. Atrás dele, vem uma gritaria de também felizes ganhadores da aposta. Botaram o Edson nos ombros e o carregaram em triunfo, dando uma gloriosa volta olímpica pelo imenso pátio da penitenciária.
Na última Sexta-Feira da Paixão, também carregamos em triunfo o nosso irmão Edson. Atravessamos os portões desse maluco presídio, também conhecido como mundo, e o entregamos a Deus. Livre das miopias de nossa pobre e limitada existência, o Edson entrou no céu, nos ombros de anjos e santos.
E está lá com o Biju. Batendo um bolão, claro.
GUIA DE TURISMO Guias de turismo podem se cadastrar para atuar em ações e eventos de Sabará
PARCERIAS Thiago Rodrigues: a força de quem une pessoas por um propósito
Literatura Histórica Paulo Stucchi lança em Sabará o romance “A Dança da Serpente”, inspirado na história de Luzia Pinta
DECISÃO CAUTELAR TCE determina que Prefeitura de Sabará e VINSCOL negociem reajuste técnico do transporte coletivo
AVAG AVAG inaugura nova unidade no bairro Nossa Senhora de Fátima e amplia o trabalho social
CIDADÃO HONORÁRIO Deputado Professor Cleiton recebe título de Cidadão Honorário de Sabará
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 24°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA SEJAMOS REALISTAS
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
