Sábado, 25 de Junho de 2022
(31) 99129-8046
SOCIAIS ALOPÉCIA

UMA LIÇÃO DE VIDA:

Conheça a história da Thamyres, uma criança linda, cheia de alegria e com uma vida inteira pela frente

27/04/2022 12h37 Atualizada há 2 meses
637
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
UMA LIÇÃO DE VIDA:

A alopecia é um dos fatores mais relacionados à perda de cabelo ou pelo entre homens e mulheres em qualquer parte do corpo. Ela pode ser causada por influências genéticas, processos inflamatórios locais ou doenças sistêmicas.

Recentemente a doença ganhou repercussão mundial após a agressão do ator Will Smith contra Chris Rock. Chris levou um tapa no rosto após Will Smith se irritar com o comentário feito pelo ator sobre sua esposa Jada Pinkett Smith, que raspou o cabelo devido a alopecia.

Este fato ilustra o quanto o preconceito ainda é forte e como a conscientização é fundamental. Em Sabará, a pequena Thamyres Fernandes Cristino de oito anos tem a forma mais grave da doença, chamada de alopecia areata universal. Nessa forma rara a doença causa a perda de todos os pelos do corpo.

Apesar da sua condição, Thamyres leva uma vida normal como qualquer criança e vive cercada pelo amor de seus pais, amigos e familiares. De acordo com o pai, José Paulo Cristino, os sintomas apareceram precocemente, sendo que com um ano de vida ela perdeu até os pelos das sobrancelhas e cílios. Ele e sua esposa, Cleidmar Fernandes de Jesus, só passaram a conhecer a doença quando ela era recém nascida, o que a princípio foi um choque.

“Para nós, ela é muito especial e única. Um presente de Deus que ilumina quem a conhece profundamente. Thamyres é  extrovertida,  fala muito e gosta de dançar, enfim é  muito alegre . Nosso obstáculo  é  somente o desconhecimento da alopecia porque as pessoas ficam olhando pra ela com um ar de várias interrogações”, explica o pai.

José Paulo diz que Thamyres já fica sem peruca na maioria dos lugares, mas ainda fica receosa para retirar na sala de aula. Entretanto, ele faz questão de frisar que o Colégio Villa Real vem prestando total apoio para sua filha, inclusive autorizando que ele e sua esposa expusessem um banner educativo. “Incentivamos ela a andar sem touca para as pessoas aceitarem como ela é e para que a Thamyres não se esconda. Recentemente, nos EUA, uma pessoa com alopecia foi vítima de bullying e essa história acabou, infelizmente, em suicídio. Isso foi um alerta para a gente sobre a importância da conscientização”, afirma a mãe Cleidmar.

Graças ao apoio incondicional de seus pais, Thamyres vem se desenvolvendo e tem uma infância feliz. “Ela sabe que é  linda,  inteligente e tem muita saúde graças a Deus. Thamyres gosta de brincar de boneca  com a amiguinha na casa da árvore e está aprendendo a andar  de patins e skate, mas o que ela mais gosta é dançar balé”, conta o pai orgulhoso.

Sobre o fato que ganhou repercussão mundial no Oscar, José Paulo diz que ficou chocado como ainda existem pessoas que acham graça  e zombam das deficiências ou diferenças  do outro. “Isso é total falta de cultura ou amor ao próximo. Mas um detalhe que gostaria de dizer no caso do  Smith é que ele teve tempo suficiente entre a cadeira até a chegada  ao palco  para  mudar  de ideia. Ao invés de agredir, eu tomaria o microfone  e esclareceria a doença pouco conhecida  pela qual a Jada é portadora e ao mesmo tempo faria uma campanha solicitando a todos comediantes que  banissem piadas aproveitando das doenças, raças e  deficiências. Estas piadas ferem profundamente estas pessoas que já lutam psicologicamente  consigo mesmas. Assim, ele estaria ajudando a acabar com os preconceitos e com certeza seria aplaudido até hoje”, afirma José Paulo.

Por fim, o pai diz que seu maior sonho é ver sua filha bem profissionalmente e de bem com a vida. A equipe da Folha de Sabará fica na torcida para que o mundo evolua, fique livre de qualquer preconceito para que todos possam ter uma vida plena. Quem quiser acompanhar e conhecer melhor a Thamyres, basta seguir o perfil no Instagram @thamyres_alopecia_brasil.

TAG: #SABARÁ #FOLHADESABARÁ #NOTÍCIAS

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Sabará - MG
Atualizado às 16h38 - Fonte: Climatempo
29°
Tempo aberto

Mín. 12° Máx. 29°

28° Sensação
8 km/h Vento
24.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 26°

Sol com algumas nuvens
Segunda (27/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias