Quinta, 09 de Julho de 2026
(31) 991298046
Política LEGISLATIVO 2017

Legislativo está de volta

Legislativo está de volta

23/03/2017 13h11
Por: Glaucia Melo Clark
Legislativo está de volta

Na terça-feira, 21 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião ordinária do novo legislativo sabarense 2017-2020, os quinze vereadores compareceram. A Casa estava lotada, eram muitos assessores, alguns órgãos de imprensa e muito cidadão interessado em conhecer os novos vereadores, já que dos 15 eleitos, nove, são novatos na política.

A reunião foi longa, mas nenhum projeto foi votado. Durante o primeiro expediente todos os vereadores subiram à tribuna e apresentaram seus requerimentos e indicações. Os requerimentos foram muitos, em sua maioria voltado para a Secretaria de Obras, como pedidos de limpeza e capina nas ruas, serviços de tapa buracos, reforma e melhorias em algumas quadras e campos da cidade, asfalto, construção de passagem de pedestre sobre córrego, entre outros. Além disso, os vereadores pediram a conclusão de muitas obras do antigo governo, principalmente em algumas Unidades Básicas de Saúde que não foram concluídas e solicitaram também a melhoria no atendimento das UBS’s e o aumento de medicamentos disponíveis.

Nas indicações houve solicitação para a criação do Dia do Músico Sabarense, implantação do Taxi Lotação e transformação em Utilidade Pública a entidade Bordares. E ainda o pedido de revisão da Lei Orgânica do Município de 1990 e da celebração de um convênio entre as Secretaria Municipal e Estadual de Saúde para a cidade oferecer tratamento para doentes renais.

Em assunto relevante o vereador Roberto do Bar denunciou sobre um convênio firmado, em 2016, entre a Prefeitura de Sabará e a empresa Embrapa, mineradora situada no bairro Taquaril, em Belo Horizonte. O convênio permite a passagem de caminhões carregados de minério, em General Carneiro, passando pela Via Borba Gato e rua Carvalho de Brito. O vereador alega que o tráfego de carretas vai gerar muitos problemas para a comunidade, já que as vias não estão preparadas para receber esse tipo de transporte, onde cada carreta carrega cerca de 30 toneladas o tráfego é intenso. O parlamentar ressaltou ainda que além de danificar as vias, essa rota pode prejudicar a saúde das pessoas que moram na região devido ao pó do minério. Segundo Roberto, o objetivo é desfazer a celebração desse convênio.

No terceiro expediente os vereadores se apresentaram, agradeceram os votos que o levaram ao Legislativo e falaram sobre as expectativas do mandato que se inicia. O ex-presidente da Câmara vereador Marcus do Leite apresentou uma planilha de gastos de dezembro de 2016, ressaltando que entregou a Casa com um crédito de quase R$ 130 mil e ainda com R$ 55 mil para restituir o Executivo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 01h13
16°
Tempo nublado

Mín. 13° Máx. 26°

15° Sensação
1.49 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)

Mín. 13° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Sábado (11/07)

Mín. 14° Máx. 29°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias