Quarta, 16 de Setembro de 2026
16°C 30°C
Sabará, MG
Publicidade

Centro meteorológico permite à Cemig antecipar riscos e planejar resposta a tempestades em Minas

Tecnologia e monitoramento em tempo real reforçam a atuação preventiva da companhia diante de eventos meteorológicos extremos

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
10/03/2026 às 11h56
Centro meteorológico permite à Cemig antecipar riscos e planejar resposta a tempestades em Minas
Demetrio Aguiar / Cemig

Com o avanço dos eventos meteorológicos extremos, a atuação preventiva passou a ser um diferencial estratégico no setor elétrico. Em Minas Gerais, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) tem um centro meteorológico próprio, equipado com uma sala de situação, que por sua vez conta com painéis de monitoramento em tempo real, que utilizam ferramentas de monitoramento climático. 

Além disso, o setor conta com o radar meteorológico localizado em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e a rede de detecção de raios, além de uma equipe de meteorologistas dedicados, o que permite o acompanhamento das condições climáticas em todo o estado com precisão.

A estrutura possibilita a identificação antecipada de tempestades, áreas com maior incidência de raios, volumes elevados de chuva e rajadas de vento. A partir desses dados, a companhia consegue mobilizar equipes, reposicionar recursos e reforçar estruturas antes mesmo da ocorrência dos eventos mais severos.

Os boletins, avisos e alertas meteorológicos são encaminhados aos centros de operação e permitem a adoção de medidas focadas nas regiões mais impactadas, como a mobilização antecipada de equipes, com até quatro horas de antecedência. 

Ruany Maia, meteorologista da Cemig, explica como o setor contribui com a eficiência operacional da companhia. "Durante o período chuvoso, quando os riscos à rede elétrica aumentam, esse monitoramento contínuo favorece uma atuação mais rápida e assertiva, reduzindo impactos e ampliando a segurança da operação. A integração entre meteorologia e centros de operação tem se mostrado fundamental diante de um cenário climático cada vez mais desafiador", esclarece. 

Em 2025, a Cemig emitiu 15,6 mil alertas meteorológicos e foram identificados mais de 2 milhões de descargas atmosféricas em Minas Gerais, crescimento de 27,5% em relação ao ano anterior. Na RMBH, o total atingiu quase 50 mil registros, sendo aproximadamente 1,9 mil apenas na capital. 

Período seco

Para reduzir o tempo de interrupção em ocorrências relacionadas a queimadas, o setor de Meteorologia da Cemig desenvolveu um sistema que monitora, via dados de satélite, focos de calor a uma distância de até 1,5 quilômetro das linhas de distribuição e de transmissão da companhia. 

"O sistema recebe informações de uma rede de satélites orbitais, que mapeiam, por meio de sensores térmicos, os focos de calor em todo o território mineiro. Esses dados são cruzados com as coordenadas georreferenciadas das linhas de distribuição e transmissão de alta tensão", conta Ruany Maia. 

"A partir dessas informações, as equipes são acionadas para realizar inspeções em campo e, quando necessário, executar ações preventivas, como ajustes operacionais e manobras no sistema, com o objetivo de evitar interrupções no fornecimento de energia", complementa a especialista da Cemig.

A mesma tecnologia também é utilizada no sistema de transmissão, auxiliando o Centro de Operação do Sistema (COS) na gestão de ocorrências em linhas de extra alta tensão, tornando o restabelecimento do fornecimento mais seguro e ágil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
TEMPO SEVERO Há 2 dias

Temporal em Sabará derruba árvore na Praça do Barão; entenda a causa e veja a previsão

Temporal deste domingo (13) teve vendaval, granizo e rajadas de vento; Defesa Civil havia emitido alerta para possibilidade de tempestade

A capacitação aprimora a atuação da Defesa Civil de Sabará na prevenção e na resposta a situações de emergência.
ALERTA CLIMÁTICO Há 2 semanas

Super El Niño pode ser histórico e Sabará reforça prevenção

NOAA aponta mais de 90% de chance de um evento muito forte e 69% de probabilidade de intensidade inédita desde 1950; Defesa Civil de Sabará participa de capacitação para ampliar a preparação do município

MEIO AMBIENTE Há 4 semanas

Aos 90 anos, moradora de Ravena faz apelo pela preservação das nascentes e alerta sobre mineração em Sabará

Em vídeo publicado nas redes sociais, psicóloga Aidda Pustilnik manifesta preocupação com possível novo empreendimento minerário na região e pede mobilização para proteger a água e o meio ambiente no distrito

DESCARTE IRREGULAR Há 2 meses

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 2 meses

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

Lenium - Criar site de notícias