Sexta, 30 de Outubro de 2026
19°C 24°C
Sabará, MG
Publicidade

Governo de Minas inicia aulas práticas do Curso de Examinadores de Trânsito

Formação busca aprimorar a atuação dos avaliadores e tornar os exames de direção mais didáticos e pedagógicos

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
14/10/2025 às 17h26 Atualizada em 14/10/2025 às 18h42
Governo de Minas inicia aulas práticas do Curso de Examinadores de Trânsito
Seplag / Divulgação

O Governo de Minas iniciou, nesta segunda-feira (13/10), as aulas práticas do Curso de Formação de Examinadores de Trânsito, voltado para professores da Educação Básica e servidores em exercício na Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) , da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) . A formação tem como objetivo tornar as avaliações práticas de direção mais didáticas e alinhadas às diretrizes pedagógicas modernas.

A iniciativa visa assegurar que os candidatos estejam aptos a se tornarem condutores, contribuindo para a segurança viária em Minas Gerais. O curso está estruturado com base em metodologias ativas de ensino e aprendizagem, buscando formar examinadores de trânsito com as competências essenciais e necessárias para o exercício de suas funções junto às bancas examinadoras nos processos de habilitação, renovação e reabilitação de condutores.

“Essa formação é um passo importante dentro do Programa de Educação para o Trânsito da CET-MG, levando o tema para dentro das escolas. O curso conta com aulas teóricas, que já somam cerca de 80 horas, e agora começamos as práticas, com vivências em instrução e mecânica”, explica a superintendente de Habilitação Christiane Bolda Lazzarotti.

O curso teórico teve início em agosto deste ano, com 264 participantes. Um deles é a professora da rede pública de Minas Gerais, Tatiane Soares, que atua em Belo Horizonte.

“Resolvi fazer a formação de Examinadores de Trânsito, por ser uma oportunidade aberta para nós professores estaduais. Fui aprovada e participei da parte teórica on-line, que tem sido uma vivência muito interessante. Agora, as aulas práticas irão somar para essa experiência, que é muito importante para nós professores”, afirma Tatiane.

Aulas práticas

As aulas práticas estão sendo realizadas em Belo Horizonte, na Academia do Corpo de Bombeiros (CBMMG), com previsão de conclusão na sexta-feira (18/10). A etapa proporciona aos participantes o contato direto com veículos e com situações reais enfrentadas pelos examinadores.

Durante as atividades, os alunos aprenderão a utilizar o duplo comando e a desempenhar os papéis de examinador e instrutor, alternando também a posição de condutor para compreender todas as perspectivas do processo avaliativo.

Além das práticas internas no veículo, terão momentos de observação externa em diferentes pontos do percurso, com foco em estratégias de segurança, visibilidade e identificação de pontos cegos, incluindo o acompanhamento de motocicletas.

Os participantes também realizarão a conferência das condições do veículo e participarão de atividades em sala de aula sobre sinalização e comportamento no trânsito, totalizando 44 horas de aprendizado.

Formação

O Programa de Formação e Desenvolvimento de Examinadores de Trânsito (PFDE) foi desenvolvido pela Seplag-MG, por meio da CET-MG, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) . A medida irá ampliar o quadro de examinadores e possibilitar que a temática da Educação para o Trânsito seja inserida no contexto escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e para um trânsito mais seguro para todos.

O novo grupo de profissionais não substituirá os examinadores já em atividade, mas atuará de forma complementar. As escalas serão organizadas de modo a não comprometer o turno regular de trabalho nas escolas estaduais, assim como já ocorre com os servidores que atuam nos exames práticos de direção.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Licenciamento 2026 Há 3 dias

Licenciamento 2026 em MG: CRLV será obrigatório para todas as placas a partir de 1º de novembro

Prazo para veículos com placas de finais 7, 8, 9 e 0 termina em 1º de novembro; veja como consultar pendências e emitir o documento digital.

ESTÁGIO E TRAINEE Há 1 mês

Localiza&Co abre inscrições para Estágio e Trainee 2027 em Belo Horizonte; vagas aceitam candidatos de qualquer curso

Programas oferecem oportunidades em modelo híbrido, benefícios e atuação em diferentes áreas da empresa; inscrições para estágio e trainee da Localiza&Co vão até 30 de setembro de 2026.

VAGAS DE ESTÁGIO Há 1 mês

ArcelorMittal abre inscrições para mais de 500 vagas de estágio em 11 estados 

Programa de Estágio 2027 oferece vagas para estudantes de cursos técnicos e superiores, com experiência prática, capacitação e aprendizado com profissionais da indústria 

Foto: Divulgação
MANGALARGA MARCHADOR Há 1 mês

4º CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESPORTES DO MANGALARGA MARCHADOR REÚNE ESPORTE, MÚSICA E DIVERSÃO EM BELO HORIZONTE

Evento promovido pela ABCCMM terá cinco dias de competições, mais de R$ 100 mil em premiações, shows, leilão de animais e atrações para toda a família

Manifesto Mineiro Há 1 mês

Manifesto Mineiro defende investigação independente, limites aos Poderes e regras de conduta para o STF

Documento assinado por 24 entidades de Minas Gerais cobra igualdade perante a lei, transparência nas instituições, neutralidade eleitoral e responsabilização de autoridades em caso de irregularidades

Lenium - Criar site de notícias