Domingo, 23 de Agosto de 2026
16°C 27°C
Sabará, MG
Publicidade

Defesa Civil de Sabará abre inscrições para voluntários e criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec)

Programa busca preparar moradores e brigadistas para atuação preventiva no período chuvoso 2025/2026, com certificação e ações comunitárias

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Prefeitura de Sabará
08/10/2025 às 20h03
Defesa Civil de Sabará abre inscrições para voluntários e criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec)

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Sabará abriu inscrições para formação de voluntários e criação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), com foco nas ações de prevenção e resposta durante o período chuvoso de outubro de 2025 a abril de 2026.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação da comunidade na proteção de áreas de risco e na atuação direta em situações de emergência, fortalecendo a segurança e a resiliência do município.


Quem pode participar

Podem se inscrever:

  • Voluntários com Curso de Brigadista Profissional (Bombeiro Civil);

  • Moradores de áreas de risco, com mais de 18 anos, interessados em integrar os Nupdecs de sua região.

As inscrições vão até o dia 10 de novembro de 2025 e podem ser feitas online pelo formulário oficial:
Acesse aqui o formulário de inscrição

Os participantes terão acesso a capacitações gratuitas com emissão de certificado, abrangendo temas essenciais como:

  • Noções básicas de Defesa Civil;

  • Mapeamento de áreas de risco;

  • Sistema de Comando em Operações (SCO);

  • Prevenção de desastres, primeiros socorros e ações de segurança.

Esses treinamentos são fundamentais para garantir respostas rápidas e eficazes em situações de emergência, especialmente durante períodos de chuva intensa.

Função dos Nupdecs

Os Núcleos de Proteção e Defesa Civil têm papel estratégico na prevenção e mitigação de riscos. Entre as principais atividades estão:

  • Monitorar e acompanhar áreas vulneráveis;

  • Repassar alertas de chuva à comunidade;

  • Apoiar ações educativas e ambientais;

  • Participar de simulados, treinamentos e eventos.

A atuação dos voluntários segue as diretrizes da Lei Federal do Voluntariado nº 9.608/1998, garantindo respaldo legal e valorização da participação cidadã.

Com o lema “Junte-se a nós e transforme solidariedade em ação!”, a Defesa Civil de Sabará reforça o convite à população: participar dos Nupdecs é uma forma de proteger vidas, fortalecer laços comunitários e contribuir para um município mais seguro e preparado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Municipal de Defesa Civil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias