Sábado, 20 de Junho de 2026
(31) 991298046
Saúde ESGOTO 24 HORAS

Esgoto a céu aberto no Centro de Sabará escancara descaso da Copasa com a população

Canais de atendimento estão fora do ar e moradores enfrentam mau cheiro e risco à saúde pública na região central do município

07/08/2025 09h22 Atualizada há 10 meses atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: FOLHA DE SABARÁ
Esgoto a céu aberto no Centro de Sabará escancara descaso da Copasa com a população

Mais uma vez, Sabará enfrenta o descaso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Um vazamento de esgoto ininterrupto há dias, localizado na Avenida Prefeito Serafim Motta Barros, bem em frente ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, tem tirado o sossego dos moradores, trabalhadores e comerciantes da região.

O esgoto corre a céu aberto em uma área extremamente sensível, cercada por restaurantes, um residencial de idosos e uma unidade de saúde mental, afetando diretamente a qualidade do ar, a dignidade humana e a saúde pública.

“É desumano! O cheiro é insuportável, parece que a gente está vivendo em cima do esgoto. E ainda temos que pagar tarifa cheia?”, reclama um morador que prefere não se identificar.

Além da situação crítica nas ruas, os canais de atendimento da Copasa estão inoperantes, impossibilitando qualquer tentativa formal de resolução:

  • WhatsApp: fora do ar

  • Site oficial: fora do ar

  • Teleatendimento 155: atendimento lento e ineficaz

“O atendente do 155 disse para ligar mais tarde. Mas se for pra cobrar a conta, eles aparecem na hora!”, denuncia outra moradora.

Tarifa cobrada, serviço ausente

A tarifa de esgoto continua sendo cobrada normalmente, mas o serviço, simplesmente, não existe. A sensação é de abandono e impotência diante da falta de resposta, de atendimento e de ação da empresa responsável por um serviço essencial.

Enquanto isso, a cidade respira — literalmente — o abandono.

Resposta da Copasa

Em resposta à Folha de Sabará, a Copasa informou que uma equipe técnica irá realizar nesta quinta-feira (07/08) a manutenção na rede coletora de esgoto da Avenida Prefeito Serafim Motta Barros.

A companhia afirmou que extravasamentos de esgoto são inerentes à operação do sistema e, muitas vezes, são causados por uso incorreto do esgotamento sanitário, como o lançamento indevido de água de chuva nas redes ou o descarte irregular de resíduos sólidos, incluindo gordura, cabelo, absorventes, fraldas, cotonetes e outros materiais.

Segundo a empresa, o uso correto do sistema pode reduzir extravasamentos, manutenções emergenciais, impactos ambientais e até doenças como a leptospirose.

A Copasa também explicou que as tarifas cobradas são reguladas pela Arsae-MG, conforme a resolução normativa nº 173/22, válida para locais onde a empresa possui concessão para operar o sistema de esgoto.

Quanto aos canais de relacionamento, a Copasa declarou que estão funcionando normalmente, sem registro de interrupção generalizada que impedisse o atendimento. Orienta ainda que, em caso de intercorrências, os clientes devem entrar em contato pelos seguintes canais:

  • Site: www.copasa.com.br

  • Aplicativo “Copasa Digital” (Android/iOS)

  • Telefone: 0800 0300 115

  • WhatsApp: (31) 9 9770-7000

  • Webchat no site
    Horários: Segunda a sexta, 8h às 18h | Sábados, domingos e feriados (exceto nacionais), das 8h às 12h.

 Se você também está enfrentando problemas com os serviços da Copasa, envie sua denúncia para nossa redação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Sabará, MG
Atualizado às 05h13
14°
Parcialmente nublado

Mín. 11° Máx. 23°

13° Sensação
1.24 km/h Vento
75% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/06)

Mín. 13° Máx. 25°

Tempo nublado
Segunda (22/06)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias