Em uma iniciativa que uniu poder público, Judiciário, Polícia Militar, comunidade escolar e população, Sabará deu mais um passo firme rumo à sustentabilidade. Na segunda-feira (23/6), a Praça Jogador Hélio dos Santos recebeu o plantio de 50 mudas de ipês como parte do Projeto Verde Mais, ação que busca medir, reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Idealizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), o projeto conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Prefeitura de Sabará. A ação contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Desembargadora Denise Alves Horta, presidente do TRT-MG, e o prefeito de Sabará, Rodolfo Tadeu Silva. Em seu discurso, Denise ressaltou a importância do gesto: “Plantar árvores é uma ação simples, mas extremamente significativa. Estamos contribuindo para um futuro mais saudável e cumprindo nosso papel na luta contra as mudanças climáticas.”
Além de plantar mudas doadas pelo Batalhão do Meio Ambiente da PM, o evento marcou o compromisso coletivo com a Agenda 2030, em especial com o ODS 13 — que trata da necessidade de combater as mudanças climáticas. A desembargadora lembrou que a ONU propôs objetivos globais a serem cumpridos até 2030 e que o Brasil tem papel de destaque nesse cenário: “Com iniciativas como esta, mostramos que as instituições e a sociedade podem agir de forma integrada pela sustentabilidade.”
Durante a solenidade, o prefeito Sargento Rodolfo destacou que Sabará é uma das sete cidades mineiras selecionadas no programa “Meu Município ODS” e apresentou projetos sustentáveis em andamento, como a implantação de usina de biometano, investimentos em energia solar fotovoltaica para prédios públicos e obras de desassoreamento dos rios locais, que beneficiarão cerca de 10 mil famílias. “Com a união entre Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade, estamos construindo políticas públicas que mudarão a realidade da nossa cidade e protegerão o meio ambiente”, afirmou.
O evento foi prestigiado por dezenas de autoridades civis e militares, além de alunos do 5º ano do Colégio Tiradentes da Polícia Militar e da Escola Municipal Maria Costa Pinto, que participaram ativamente do plantio. Para o Coronel PM Carlos Frederico Otônio Garcia, Comandante-Geral da Polícia Militar, a presença das crianças é simbólica: “A maior riqueza dessa ação é sensibilizar nossas crianças. Elas são o futuro e precisam aprender pelo exemplo.”
A cerimônia também contou com a execução do Hino Nacional pelos músicos do Centro de Atividades Musicais da Polícia Militar de Minas Gerais, reforçando o civismo e o orgulho nacional. Ao final, em um gesto de incentivo ao esporte e à cidadania, os alunos receberam bolas de futebol, fruto de parceria entre o TRT-MG e a Receita Federal.
A mobilização em Sabará não apenas embelezou a praça com as novas árvores, mas também reforçou a necessidade urgente de ações concretas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, promover educação ambiental e garantir qualidade de vida às gerações atuais e futuras.
Mín. 11° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 25°
Tempo nublado