Em um encontro estratégico realizado na sede do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), na última semana, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG), e da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo discutiram iniciativas conjuntas para aprimorar a gestão pública, com foco especial nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).
A reunião contou com a presença dos advogados Diego Leonel e Lúcio Medeiros, membros da Comissão Especial de Regime Próprio de Previdência Social da OAB-MG, que apresentaram os desafios enfrentados pelos municípios mineiros na administração previdenciária. "Municípios de pequeno, médio e grande portes enfrentam diariamente desafios na gestão dos RPPS e, muitas das vezes, cada um se vira à sua maneira. As dores diárias são comuns aos regimes próprios", destacou Diego Leonel, presidente da comissão recém-criada pela OAB-MG sob a liderança do presidente Gustavo Chalfun.
Segundo Leonel, a atuação da Comissão Especial está estruturada em três pilares fundamentais: a realização do Fórum, a capacitação técnica da advocacia e dos integrantes do RPPS, e a contribuição para o diálogo interinstitucional.
O principal encaminhamento do encontro foi a definição da realização conjunta do Fórum Interinstitucional em Regime Próprio de Previdência Social, programado para os dias 27 e 28 de novembro de 2025. O evento terá como objetivo capacitar advogados, servidores do TCE-MG e gestores públicos municipais que atuam nos RPPS, promovendo o diálogo entre as diferentes instituições envolvidas na gestão previdenciária.
Parceria estratégica para capacitação técnica
Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de formalização de uma parceria institucional entre o TCEMG e a OAB-MG, visando promover treinamentos, orientações técnicas e o compartilhamento de boas práticas em administração pública, especialmente no que tange à gestão previdenciária.
A colaboração prevê a participação da OAB-MG nos encontros técnicos promovidos pela Escola de Contas, bem como o apoio do TCEMG a eventos realizados regionalmente pela Ordem, fortalecendo a integração entre as instituições e ampliando o alcance das iniciativas educacionais.
Desafios dos RPPS em Minas Gerais
Minas Gerais conta atualmente com 223 municípios que adotam o Regime Próprio de Previdência Social, dentro de um universo de aproximadamente 2.100 RPPS em todo o Brasil. O advogado Diego Leonel ressalta que "parte da solução dos problemas passa pela colaboração recíproca dos municípios, órgãos de controle, Ministério da Previdência Social e INSS, além da extrema necessidade de qualificação de advogados e profissionais que atuam com o tema".
O diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, Rodrigo Marzano Antunes Miranda, declarou que “a aproximação entre o TCEMG e a OAB-MG reforça a estratégia do Tribunal de atuar de forma colaborativa com entidades representativas, ampliando seu impacto pedagógico e contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão pública em Minas Gerais, especialmente em um tema tão crucial para a sustentabilidade fiscal dos municípios”.
"O problema de um regime próprio pode ser o mesmo de outro e a solução está em uma mesa de conversa entre os órgãos que envolvem previdência própria em Minas", concluiu Leonel, destacando a importância do diálogo interinstitucional para enfrentar os desafios comuns.
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo