No dia 31 de maio, foi inaugurado em Sabará o Viveiro Probiomas & ArcelorMittal, um projeto que representa um avanço significativo na recuperação ambiental e no engajamento da comunidade local, fruto da parceria entre as duas instituições.
Localizado próximo à Praça do Gaia, o viveiro surge para ajudar na restauração de áreas degradadas e para incentivar o engajamento de moradores, ONGs e instituições. A proposta é produzir inicialmente cerca de 30 mil mudas por ano, abrangendo espécies nativas e frutíferas como jabuticaba, acerola, araçá, goiaba e ingá, além de árvores florestais como angico, monjoleiro, ipês e quaresmeiras.
Segundo Fernando Madeira, coordenador do projeto pela Probiomas, a ideia surgiu para compensar o passivo de resíduos minerais acumulados durante décadas no Aterro Industrial de Sabará. “A proposta era implantar um viveiro de mudas para produzir e plantar espécies nativas para restaurar essas áreas e transformar o local em uma Estação Ecológica de referência”, destacou.
Além de reflorestar, o projeto busca melhorar a qualidade e quantidade das águas dos córregos da região e reduzir a contaminação do solo causada por metais pesados. Para isso, segue protocolos técnicos do PRAD (Plano de Recuperação de Áreas Degradadas), aprovados pelos órgãos ambientais estaduais.
A cerimônia de inauguração contou com a presença de Edna Araújo, presidente do Instituto Plantando; Fernando Madeira, coordenador do projeto pela Probiomas; Luciola Maurem e Nathalia de Freitas, coordenadora e analista ambiental da ArcelorMittal; e Paulo, coordenador da Eco Dinâmica.
O plano é ambicioso: recuperar 5% das áreas degradadas de Sabará, Caeté, Raposos e Santa Luzia no período de três anos e continuar o processo de restauração da bacia hidrográfica dos Ribeirões Caeté-Sabará nos próximos 20 anos. Para medir os resultados, serão usados indicadores que avaliam a qualidade e quantidade das águas em 20 nascentes que compõem a bacia hidrográfica.
O viveiro também foi pensado para ser um ponto de apoio à população. Com acesso facilitado, qualquer pessoa pode retirar mudas gratuitamente e receber orientação técnica para o plantio. “Queremos que todos participem para deixar Sabará e a região mais verde e saudável”, enfatizou Fernando.
A educação ambiental é outro destaque do projeto. O viveiro oferece cursos, capacitações, mutirões de plantios e visitas técnicas vivenciais para escolas e comunidades, além de manter mais de 30 parcerias com ONGs, associações e instituições locais.
A equipe que atua no viveiro reúne profissionais de diferentes áreas, como engenheiros florestais, agrônomos, biólogos, geólogos, químicos, cientistas sociais e técnicos ambientais. “O cuidado com o meio ambiente exige um trabalho interdisciplinar, feito com conhecimento, compromisso e responsabilidade”, explicou Fernando.
Além desta nova unidade, a Probiomas mantém outros dois viveiros: um em Sabará, na região do Papa Farinha, e outro em Caeté, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas. Novos projetos já estão em andamento para ampliar a capacidade de produção e atendimento à região.
A parceria com a ArcelorMittal fortalece ainda mais o projeto, trazendo tecnologia e reforçando o compromisso ambiental. “A ArcelorMittal é referência global na produção de aço e tem sido parceira fundamental nas ações de cuidado com a bacia hidrográfica”, afirmou Fernando.
Por fim, a Probiomas faz um convite à comunidade: “Esse viveiro foi criado para todos. Queremos que a população participe, plante, cuide das mudas e contribua para um futuro melhor e mais verde.”
Para saber mais ou participar das ações, acompanhe a Probiomas em seu site e nas redes sociais. @probiomas
Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 12° Máx. 26°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 28°
Tempo limpo