Quarta, 23 de Junho de 2021
(31) 99129-8046
MEIO AMBIENTE TFP

Mistério da sigla TFP pintada na pedra do morro Dois Irmãos é desvendado!

Tradição, Família e Propriedade é lema de um grupo católico conservador que passou por Sabará na década de 70

25/03/2021 10h51 Atualizada há 3 meses
781
Por: Redação Fonte: Folha de Sabará
Mistério da sigla TFP pintada na pedra do morro Dois Irmãos é desvendado!

A pintura da sigla TFP na pedra do Morro Dois Irmãos, na região do Siderúrgica, em Sabará, desperta muita curiosidade. Afinal, o que significa esta sigla? Por muito tempo na cidade acreditava-se ser a sigla de algum time de futebol. Mas quem explica é o historiador sabarense, José Bouzas.

 “Em 1964, militares apoiados   por empresários, banqueiros, políticos, fazendeiros, parte da imprensa e grupos católicos tradicionalistas, assumiram o poder, através de um golpe de Estado, a chamada "Revolução", visando combater, segundo eles, àqueles que pretendiam implantar um regime comunista no Brasil. Em 1968, para fortalecer a luta contra os "subversivos", foi editado o Ato Institucional nº.5 - o tenebroso AI5 -, que dava poderes absolutos à ditadura militar. Nesta época, financiados por empresários e donos de terra, uma ala de católicos tradicionalistas, criou um movimento para defender bandeiras conservadoras e combater os comunistas”.  

Bouzas contou que os integrantes deste movimento se paramentavam com roupas brancas, pretas e vermelhas, com uma cruz pintada no peito, bota de cano longo, empunhando, como arma enormes bandeiras e estandartes medievais. Saiam pelas ruas do país, gritando palavras de ordem anticomunistas, em defesa do catolicismo conservador, da tradição, da propriedade e da família. No início dos anos 70, um grupo de tefpistas, como eram chamados, foi à Sabará. Depois de rodarem pelas ruas da cidade, por alguns dias, esbravejando palavras de ordem anticomunistas e lemas conservadores, fazendo inclusive comícios nas praças, com pouca adesão. 

Ainda de acordo com o historiador antes de irem embora, foram até o Morro Dois Irmãos, na região da Siderúrgica, e pintaram numa pedra a sigla “TFP”, abreviatura do lema: Tradição, Família e Propriedade, marcando, então, o movimento em Sabará. 

 

Curiosidade

 

Muitos anos depois, uns jovens que jogavam futebol nas proximidades do morro, procuravam um nome para o grupo de “pelada” que se formava e viram aquela sigla. Adotaram então, o nome TFP.  “Mas como não sabiam o que aquilo significava, traduziram de maneira muito criativa, como os jovens quase sempre o são, para Time de Futebol de Pelada”, contou o historiador. 

Sobre a TFP 

A Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP) é uma organização civil de inspiração católica tradicionalista, fundada em 1960, por Plínio Corrêa de Oliveira, professor catedrático, escritor e jornalista católico. 

“A TFP depois da morte do seu criador, nos anos 1990, dividiu-se em dois. Um é hoje a Associação Católica denominada Arautos do Evangelho, com atuação no mundo todo, com sede em São Paulo. Eles não saem esbravejando pelas ruas do país, mas tem o mesmo lema e comportamento conservador e tradicional do seu antepassado. O outro é o Instituto Plinio Correia de Oliveira (nome do fundador do TFP), com a mesma linha conservadora e tradicional, com ênfase maior no movimento monárquico brasileiro”, concluiu. 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Anúncio
Sabará - MG
Atualizado às 22h46 - Fonte: Climatempo
18°
Poucas nuvens

Mín. 14° Máx. 28°

18° Sensação
22.9 km/h Vento
69.7% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Sexta (25/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias