Sexta, 17 de Julho de 2026
(31) 991298046
Polícia VIOLÊNCIA SEXUAL

Treinador de handebol que atuava na cidade de Pompéu é denunciado pelo MPMG por maus-tratos e violência sexual contra adolescentes

O homem que se encontra foragido, é acusado de maus-tratos, estupro, importunação e assédio sexual contra adolescentes da equipe que treinava. 

11/04/2025 09h13
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: MPMG
Treinador de handebol que atuava na cidade de Pompéu é denunciado pelo MPMG por maus-tratos e violência sexual contra adolescentes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou duas denúncias contra Francisco Júnior Corrêa Mota, de 34 anos, ex-técnico de handebol em Pompéu, no Centro-Oeste do Estado. O homem que se encontra foragido, é acusado de maus-tratos, estupro, importunação e assédio sexual contra adolescentes da equipe que treinava. 

Em uma das denúncias, a Promotoria de Justiça de Pompéu afirma que, entre 2017 e 2021, ele cometeu abusos sexuais e agrediu física e psicologicamente nove adolescentes, entre 13 e 17 anos, que faziam parte da sua equipe. Alguns deles, além de violência sexual, eram agredidos com tapas no rosto durante competições, sobretudo quando a equipe perdia. 

“O denunciado exigia que as vítimas realizassem suas vontades, dentro e fora das quadras, sob pena de excluí-las dos grupos dos atletas e das promessas esportivas, criando um ambiente hostil entre os adolescentes”, afirma trecho da denúncia. Ele também possuía, segundo a investigação, comportamento manipulador e exercia controle emocional sobre os jovens.  

Na outra denúncia, a Promotoria de Justiça afirma que o homem, fundador de uma associação esportiva em Pompéu, recrutava adolescentes de Minas e do Brasil, prometendo a eles alojamento e alimentação. Entretanto, além de o local e a comida serem inadequados, o treinador submetia a os adolescentes vários tipos de abusos, desde agressões físicas e chantagens, até xingamentos e abusos sexuais. 

De acordo com a Promotoria de Justiça, o homem, para convencê-los a praticar sexo, prometia ainda dinheiro, celulares e indicação em times estrangeiros. "Apurou-se também que o denunciado constrangia os atletas com promessas de ascensão profissional para obter favores sexuais", afirma trecho da denúncia, que cita 14 adolescentes como vítimas dele.  

E os jovens que não se rendiam as pressões do treinador sofriam punições e eram ridicularizados na presença dos outros atletas. "O denunciado exercia controle emocional sobre os adolescentes e, aproveitando-se da pretensão profissionais deles, exigia que realizassem suas vontades, dentro e fora das quadras, com ameaças de tirá-los do time e de acabar com suas carreiras”, afirmou a promotora de Justiça Lohana Cavalcanti Costa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sobre o município
Notícias de diversos municípios do Brasil
Sabará, MG
Atualizado às 20h34
17°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 23°

16° Sensação
2.68 km/h Vento
62% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/07)

Mín. 13° Máx. 23°

Tempo limpo
Domingo (19/07)

Mín. 12° Máx. 25°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias