Sábado, 24 de Outubro de 2026
17°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Nova estruturação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor de Sabará

Sabará avança na proteção do consumidor com projetos inovadores e parceria com o PROCON Estadual

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: PAULA GRANJA - PREFEITURA DE SABARÁ
11/04/2025 às 08h52 Atualizada em 11/04/2025 às 09h10
Nova estruturação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor de Sabará
NOVA ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR DE SABARÁ

Na última terça-feira, 08 de abril, Sabará deu um importante passo rumo ao fortalecimento da defesa dos direitos do consumidor. O Controlador-Geral do Município, Dr. Daniel Maia, acompanhado do assessor Paulo de Tarso, participou de uma reunião estratégica com representantes do Ministério Público de Minas Gerais, por meio do PROCON Estadual.

O encontro, que teve como tema central a reestruturação do Sistema Municipal de Defesa do Consumidor, contou com a presença do Promotor de Justiça e Coordenador-Geral do PROCON Estadual, Dr. Luiz Roberto França Lima, além das representantes da equipe estadual, Aline e Ricardo.

Durante a reunião, foram discutidas ações que vão muito além da reestruturação. Entre os destaques, estão projetos inovadores como o PROCON Mirim, voltado para a educação dos consumidores do futuro, e o PROCON Itinerante, que levará orientação e atendimento a bairros e regiões mais distantes da cidade. Também foram abordadas ações específicas para o público acima dos 60 anos, promovendo inclusão e respeito às necessidades desse grupo.

UM NOVO COMEÇO

Essa nova fase do PROCON Sabará representa não apenas uma mudança estrutural, mas também um verdadeiro compromisso com o cidadão sabarense. Embora o órgão exista há algum tempo, não conseguia atender plenamente às demandas da população. Ao longo dos anos, A Folha recebeu diversas reclamações de que o Procon local não resolvia os problemas apresentados pelos consumidores.

Em uma das ocasiões, por exemplo, chegou à redação um pedido de fiscalização em empresas prestadoras de serviços no município, após denúncias feitas por moradores. No entanto, segundo relatos, nunca havia um canal eficaz de diálogo ou encaminhamento para a resolução dos casos.

Por isso, a atual iniciativa da Prefeitura merece destaque. Fica aqui o nosso reconhecimento e aplauso a este passo importante para garantir os direitos do consumidor em Sabará.

A expectativa é que, com essas mudanças, o atendimento ao cidadão seja mais ágil, próximo e eficiente, fortalecendo o vínculo entre o município e a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
MUDANÇA POLÍTICA Há 1 dia

Thiago Rodrigues deixa liderança do governo na Câmara de Sabará e pede saída de duas comissões

Vereador anunciou decisão nesta quinta-feira (22), afirmou que não representa mais a Prefeitura no Legislativo e deixou em aberto os motivos do afastamento: “Com o tempo eu vou explicando e mostrando para a cidade de Sabará.”

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
ESPANCADO Há 2 dias

Assessor parlamentar denuncia agressões de policiais militares dentro de casa em Sabará; PMMG abre investigação

Laender Luciano, de 53 anos, afirma ter sido espancado e ameaçado durante operação no bairro Nações Unidas. Polícia Militar apresenta versão diferente, diz que houve resistência à prisão de um homem de 28 anos e anuncia apuração dos fatos.

FESTIVAL DE CIRCO Há 2 dias

Festival de Circo Mambus leva espetáculos, oficinas e Noite de Arte Assombrada a Sabará

Programação gratuita acontece nos dias 30 e 31 de outubro no Teatro Municipal e no Solar do Padre Corrêa, com circo contemporâneo, acrobacia, cortejo e performances inspiradas no Halloween.

VINSCOL Há 3 dias

Vinscol encerra operação em Sabará nesta terça-feira (20); vans continuam gratuitas e Prefeitura prepara chegada de novos ônibus

Prefeito Sargento Rodolfo anuncia segunda fase da implantação do novo transporte público de Sabará. A partir de quarta-feira (21), vans deverão reforçar os horários de pico e atender passageiros das antigas linhas da Vinscol.

LIXO ELETRÔNICO Há 3 dias

Sabará passa a ter descarte gratuito de eletrônicos em três agências dos Correios

Serviço já está disponível no município e permite entregar celulares, notebooks, tablets, fones, cabos e outros eletrônicos de pequeno porte sem custo e sem agendamento

Lenium - Criar site de notícias