Escrever esta matéria foi uma experiência profundamente emocional para todos nós, que acompanhamos de perto a trajetória de Alfrenice Viveiros e vibramos com cada passo em sua caminhada de cura. Sua história, marcada pela força, fé e superação, é uma verdadeira inspiração. Queremos compartilhar com você a coragem e a determinação dessa verdadeira mulher maravilha, que transformou um diagnóstico de câncer em um renascimento de vida, esperança e vitória.
Alfrenice Viveiros, aos 56 anos, é filha de Marlene Campos Viveiros e Alfredo Gilson Viveiros. A notícia de seu diagnóstico de câncer de mama foi um golpe difícil de digerir. "É algo que ninguém espera. Eu me senti como se tivesse levado um tombo do alto de um degrau. Perdi o chão. Fiquei fora de mim. Pensei: ‘Isso não pode estar acontecendo comigo"
O impacto emocional foi profundo, mas com o tempo ela entendeu que precisava se manter firme, confiando em Deus. "Os desafios são muitos. O aspecto físico, com as cicatrizes, as mudanças no corpo. O emocional, que nos torna frágeis. E a incerteza do futuro. Mas eu decidi que iria vencer. Câncer tem cura. E eu sou prova disso. Deus esteve comigo em cada momento, me dando força.", diz Alfrenice.
O apoio incondicional da sua família foi fundamental para sua recuperação. Suas filhas, Gabriela e Rafaela, foram pilares de força, oferecendo apoio nos momentos mais difíceis. Seus pais, Marlene e Alfredo, estiveram ao seu lado, proporcionando conforto e amor, e seu marido, Sergio Luís Gonçalves, foi o companheiro inabalável em todas as fases do tratamento. "Ele não me deixou sozinha nenhum dia. Estive com ele em todas as sessões de quimioterapia e radioterapia. Esse apoio faz toda a diferença."
"A vida nos testa de várias formas, mas o amor e a fé são os maiores combustíveis para continuar. Deus me deu forças quando eu pensei que não teria mais."
Apesar de ter recebido tanto apoio, Alfrenice também enfrentou o preconceito e o afastamento de algumas pessoas. "Muita gente sumiu. Talvez por medo, por não saber lidar com a situação. Mas, ao mesmo tempo, conheci pessoas novas que me apoiaram de maneira incrível."
O que mais a motivou a seguir em frente foi a chegada de sua neta, Júlia. "Pouco depois de receber o diagnóstico, descobri que seria avó pela primeira vez. Em meio à dor, Deus me presenteou com essa notícia maravilhosa. Foi um equilíbrio perfeito. A Júlia nasceu e eu renasci."

O tratamento foi árduo. A quimioterapia, a cirurgia, e todas as complicações que surgiram durante o processo não foram fáceis, mas Alfrenice seguiu firme, confiando sempre em Deus. "Cada fase foi uma batalha. Tive reações fortes, fraqueza, minha hemoglobina despencou. Mas enfrentei tudo com coragem. Agora, faltam apenas duas sessões de imunoterapia para encerrar essa etapa. Me sinto mais forte e muito grata."
"A dor ensina, transforma e fortalece. Eu renasci mais forte do que nunca. Deus foi minha força e minha luz em cada momento."
Essa experiência teve um impacto profundo na vida de Alfrenice. "Eu sempre me preocupava com tudo e todos. Agora, aprendi a me amar mais, a me colocar como prioridade. Foi uma sacudida da vida."
O pós-câncer trouxe novos desafios e ensinamentos. "O pós-câncer está me ensinando que recomeçar não é sobre voltar a ser quem eu era, mas sobre construir algo novo com o que sobrou. Eu estou me amando mais! E talvez, esse novo seja ainda mais forte."
"Ninguém te conta que o pós-câncer também é um recomeço desafiador. Que, depois da luta física, vem a batalha silenciosa da mente. O corpo cicatriza, mas a alma precisa de tempo, paciência e autocuidado. Cuidar da saúde mental é tão essencial quanto qualquer tratamento, porque a verdadeira cura acontece de dentro para fora. Permita-se sentir, reconstruir e florescer. Você não é mais a mesma, e isso também é um presente."
"Este será o meu recomeço… Minha nova jornada!
E Deus estará comigo em cada passo dessa nova fase."
Para as mulheres que estão enfrentando essa batalha, ela deixa uma mensagem de esperança: "Câncer tem cura. Os tratamentos são mais eficazes, os efeitos colaterais mais controláveis. O importante é ter força, paciência e fé. Porque tudo passa. Tudo tem um fim. E a vida sempre vale a pena."
Antes de encerrar, Alfrenice faz uma dedicatória especial para sua neta: "Minha querida Júlia, seja forte, guerreira e perseverante. Nunca desista. Acredite em si mesma e tenha muita fé. O pensamento positivo tem um poder incrível sobre nós. A vida pode ser difícil, mas você tem dentro de si tudo o que precisa para vencer."
"Mulher é sinônimo de força. Mulher vence. Mulher pode tudo. E, com Deus, tudo é possível."
Regularização Fiscal REFIS 2026 em Sabará oferece até 90% de desconto para regularização de dívidas com o município
LIGA MUNICIPAL Vila Rica vence Rio Manso e conquista primeira vitória na competição em Sabará
SEMINÁRIO GRATUITO Seminário Socioambiental em Sabará debate licenciamento ambiental, biodiversidade e desenvolvimento sustentável
Sabará Rock Bier Sabará Rock Bier 2026: Orquestra Ouro Preto apresenta Nirvana Nevermind em show gratuito
Trekking Projeto Trekking do Conhecimento chega a Sabará com atividades gratuitas para estudantes e comunidade
DIVERSÃO EM CENA Diversão em Cena estreia temporada 2026 em Sabará com a peça infantil “As Aventuras de Bininha” Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
