Pode parecer estranho, mas é sim hoje é mesmo aniversário de Sabará! Mas vamos aos fatos através de uma breve e resumidíssima cronologia da nossa história. Sabará está no início de tudo que diz respeito ao nascimento de Minas Gerais e a formação do Brasil tal qual a conhecemos. Os pioneiros que desbravaram a região, hoje denominada Minas Gerais, vieram instigados por dois mitos: 0 da lagoa de Vapabuçu, “na qual existiriam depósitos incalculáveis das mais límpidas esmeraldas”, e o da lendária Serra do Sabarabuçu (Serra da Piedade), constituída da mais pura prata e que, por isso, brilharia intensamente ao refletir a luz do sol. As muitas buscas pela lagoa com muitas mortes e provações só serviram para conservar Vapabuçu no mapa fantasioso das lendas. Mas, no que diz respeito ao Sabarabuçu, o resultado foi outro. A serra estava lá. Está lá! E, se não havia prata, havia ouro... muito ouro! Por volta de 1674, a Bandeira de Fernão Dias chega a região Roça Grande. Segundo nos conta a Professora Lourdes Guerra no seu livro “Nas Ruas de Sabará”, a primeira denominação do local foi Arraial do Rio das Velhas. Depois, Santo Antônio do Bom Retiro da Roça Grande, como consta em outros estudos. Outros arraiais surgiram logo depois. A região era próspera e o ouro abundante. As lutas pelo domínio da região eram constantes. A mais famosa delas foi a Guerra dos Emboabas. Em 1711, no dia 17 de julho, foi lavrado o ato de criação da Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. A lista de presentes, cerca de 39, não aponta a participação de paulistas importantes e ainda residentes no arraial, à exemplo de Borba Gato. A Villa Real do Sabará não foi apenas o maior empório comercial de Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. Foi também o maior centro de ourivesaria do Brasil possuindo o melhor artesanato em alfaias sacras e de joias de todo gênero. A comarca do Rio das Velhas foi instituída a 06 de abril de 1714, com sede na tradicional Villa Real. Sua extensão era enorme pois fazia limites, por exemplo, com Pernambuco e Rio de Janeiro.
Enfim, no dia 06 de Março de 1838, pela Lei Provincial número 93, a Villa Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará foi elevada à categoria de cidade com a denominação SABARÁ!
Que seja sempre lembrada por todos com respeito e carinho! Que seja amada verdadeiramente e que Deus ilumine e abençoe seu caminho! Parabéns Sabará! Prosperidade e paz! 187 anos de elevação a categoria de Cidade!
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva