No último dia de seu mandato, o ex-prefeito de Sabará, Wander Borges, anunciou a conclusão do prédio que, durante as campanhas eleitorais, passou a ser chamado de Maternidade. Inicialmente, o projeto previa a construção de um Centro de Atendimento Especializado à Mulher e um centro de hemodiálise. A mudança de finalidade durante o período eleitoral gerou confusão entre a população.
A obra, que teve início na gestão do ex-prefeito Diógenes Fantini, permaneceu paralisada por anos. Em uma declaração nas redes sociais, Wander afirmou que o projeto começou em 2012 com recursos da Rede Cegonha, iniciativa do governo federal na gestão da então presidente Dilma Rousseff e o ex prefeito William Borges. Ele destacou que a obra foi entregue no dia 30 de dezembro de 2024 como “concluída” pela Caixa Econômica Federal (GIGOV), mas sem estar equipada para funcionamento.
Contradições e problemas na estrutura
No entanto, no dia seguinte à declaração de Wander, o atual prefeito de Sabará, Sargento Rodolfo, acompanhado do secretário de Obras Alex, do vereador Alan do Vila e de Bulim Guerra, foi ao local e constatou uma realidade diferente.
A vistoria revelou problemas estruturais, como infiltrações, acabamentos inacabados, fios expostos e ausência de pintura externa e interna.
Rodolfo criticou a entrega da obra, afirmando que o prédio possui apenas equipamentos de escritório, sem nenhum item necessário para o funcionamento de uma unidade de saúde. “O prédio não está pronto para atender a população”, afirmou o prefeito.
Próximos Passos da Nova Gestão
Diante da situação, Rodolfo garantiu que entrará em contato com a Caixa Econômica Federal para esclarecer por que a obra foi considerada concluída. Ele também pretende acionar as empresas responsáveis pela execução do projeto para buscar reparações.
Embora Wander tenha defendido a entrega como um “marco histórico”, a nova gestão aponta para uma longa jornada de ajustes e readequações antes que o prédio possa ser colocado em funcionamento.
Impacto na comunidade
A polêmica levanta questionamentos sobre a gestão de recursos públicos e a transparência no uso de verbas destinadas a obras essenciais para a população. A comunidade sabarense espera que a nova administração resolva os problemas pendentes e entregue um equipamento público capaz de atender às reais necessidades do município.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Chuvas esparsas