Sábado, 24 de Outubro de 2026
17°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Chuva em Sabará revela falhas de infraestrutura urbana

Alagamentos e ruas intransitáveis evidenciam o descompasso entre o asfaltamento e a necessidade urgente de um sistema de drenagem eficiente.

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
13/11/2024 às 16h58 Atualizada em 13/11/2024 às 18h34
Chuva em Sabará revela falhas de infraestrutura urbana

A forte chuva que atingiu Sabará nesta terça-feira, 13 de novembro, revelou um problema estrutural grave que afeta a cidade há anos: a falta de redes pluviais adequadas e a ausência de bocas de lobo em diversos bairros. Enquanto a prefeitura investiu pesadamente em asfaltamento nos últimos meses, as ruas continuam sem a infraestrutura básica para lidar com as consequências das chuvas, que, nesta data, causaram transtornos generalizados.

Moradores de diferentes regiões da cidade se manifestaram nas redes sociais, destacando o caos gerado pela falta de drenagem eficiente. Com o acúmulo de água nas vias, as descidas ficaram ainda mais perigosas, e a água ganhou força, alagando ruas e causando problemas para pedestres e motoristas. O reflexo disso é uma Sabará paralisada, com a chuva evidenciando um grave descuido com o planejamento urbano.

A situação tem gerado indignação entre os cidadãos. "O que adianta os vereadores solicitarem asfaltamento sem pedir um projeto adequado para redes pluviais e esgoto?", questionam moradores. O asfaltamento, embora necessário, parece ser apenas um paliativo, ignorando a necessidade de sistemas de drenagem eficazes para evitar os alagamentos recorrentes. Em algumas áreas, a falta de infraestrutura é evidente, com as águas se acumulando em pontos críticos, trazendo dificuldades para o cotidiano da comunidade.

O problema vai além das questões locais: com a aproximação das chuvas intensas de janeiro, a população teme que a situação se agrave ainda mais. "Se com as chuvas de hoje já tivemos esse caos, imagine o que pode acontecer nos próximos meses", disse um morador.

A cidade precisa de uma solução definitiva para este problema. A melhoria da drenagem e a construção de bocas de lobo, por exemplo, são urgentes para evitar que Sabará se torne ainda mais vulnerável aos impactos das chuvas. Os cidadãos exigem ação imediata das autoridades, pois, como mostraram as imagens e relatos que circularam nas redes sociais, Sabará não pode continuar a viver na incerteza toda vez que o céu se enche de nuvens. A comunidade, mais uma vez, se mobiliza e cobra atitudes concretas para garantir a segurança e o bem-estar de todos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
MUDANÇA POLÍTICA Há 2 dias

Thiago Rodrigues deixa liderança do governo na Câmara de Sabará e pede saída de duas comissões

Vereador anunciou decisão nesta quinta-feira (22), afirmou que não representa mais a Prefeitura no Legislativo e deixou em aberto os motivos do afastamento: “Com o tempo eu vou explicando e mostrando para a cidade de Sabará.”

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
ESPANCADO Há 3 dias

Assessor parlamentar denuncia agressões de policiais militares dentro de casa em Sabará; PMMG abre investigação

Laender Luciano, de 53 anos, afirma ter sido espancado e ameaçado durante operação no bairro Nações Unidas. Polícia Militar apresenta versão diferente, diz que houve resistência à prisão de um homem de 28 anos e anuncia apuração dos fatos.

FESTIVAL DE CIRCO Há 3 dias

Festival de Circo Mambus leva espetáculos, oficinas e Noite de Arte Assombrada a Sabará

Programação gratuita acontece nos dias 30 e 31 de outubro no Teatro Municipal e no Solar do Padre Corrêa, com circo contemporâneo, acrobacia, cortejo e performances inspiradas no Halloween.

VINSCOL Há 4 dias

Vinscol encerra operação em Sabará nesta terça-feira (20); vans continuam gratuitas e Prefeitura prepara chegada de novos ônibus

Prefeito Sargento Rodolfo anuncia segunda fase da implantação do novo transporte público de Sabará. A partir de quarta-feira (21), vans deverão reforçar os horários de pico e atender passageiros das antigas linhas da Vinscol.

LIXO ELETRÔNICO Há 4 dias

Sabará passa a ter descarte gratuito de eletrônicos em três agências dos Correios

Serviço já está disponível no município e permite entregar celulares, notebooks, tablets, fones, cabos e outros eletrônicos de pequeno porte sem custo e sem agendamento

Lenium - Criar site de notícias