Na segunda-feira (21/10), diretores de veículos de comunicação, agências de publicidade, empresários, parlamentares e membros do poder público se reuniram na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, para o 2º Conecta Com Minas. O evento reuniu cerca de 200 participantes e teve como foco debater temas cruciais para o setor, como avanços tecnológicos, defesa de interesses, regulação do setor, e valorização das empresas mineiras.
O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a importância do evento, que trouxe à tona os desafios da comunicação em um cenário de constantes inovações tecnológicas. “Uma comunicação fortalecida é fundamental para uma sociedade efetivamente democrática e participativa. A união das empresas é crucial para o fortalecimento do mercado mineiro”, afirmou. Ele também mencionou que a FIEMG está empenhada em apoiar as indústrias a prestigiando as empresas locais na contratação de serviços de comunicação.
O presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas (Sindijori-MG), Rodrigo Fernandes, abriu o evento ressaltando a importância da colaboração entre o setor público e privado. Ele elogiou o governo de Romeu Zema por seu diálogo aberto e por conquistar avanços significativos para a comunicação mineira.
O secretário de Comunicação de Minas, Bernardo Santos, também fez parte da mesa solene e enfatizou o papel vital dos jornais do interior, representados por veículos como a Folha de Sabará, uma das fundadoras do Sindijori. A diretora da Folha, Glaucia Melo, participou de um bate-papo com Santos, onde este destacou que “os jornais do interior continuam mais fortes do que nunca” e são responsáveis por registrar a história de suas comunidades. “Cada jornal vivo no interior de Minas Gerais representa a história do seu povo e mantém vivo o sentimento de pertencimento de cada cidadão”, afirmou.
O evento também contou com um painel intitulado “Comunicação e Propaganda em Minas Gerais”, onde representantes do governo discutiram as perspectivas para 2025 e a importância de incluir novos anunciantes nos meios de comunicação. Além disso, houve uma assessoria personalizada do governo e da ALMG para o recadastramento de empresas do setor.
A participação da Folha de Sabará e a presença de Glaucia Melo no Conecta Com Minas evidenciam o compromisso dos jornais sérios do interior em continuar como verdadeiros representantes da imprensa mineira, destacando a relevância de sua atuação em um cenário de transformação. Com iniciativas como essas, a comunicação em Minas Gerais se fortalece, garantindo que a voz das comunidades continue sendo ouvida e valorizada.
Palavras-chave: Conecta Com Minas, FIEMG, comunicação em Minas, Folha de Sabará, Sindijori, avanços tecnológicos, imprensa mineira, jornalismo do interior.



PMMG Coronel Cleide Barcelos será a primeira mulher a comandar a Polícia Militar de Minas Gerais em 251 anos de história
Corrida e Caminhada Corrida e Caminhada da Assembleia 2026: retirada dos kits começa nesta sexta-feira em BH
Coluna MG OAB-MG garante, na Justiça, direito de advogada a honorários mesmo após exoneração
PARCERIA Belgo Arames firma parceria com a FIEMG para fortalecer inovação aberta na indústria
Combate ao Assédio Lei Rafaela Drummond marca avanço histórico no combate ao assédio no serviço público
Lei Rafaela Drummond Lei Rafaela Drummond marca avanço no combate ao assédio moral e sexual no serviço público em Minas Gerais Mín. 14° Máx. 27°
Mín. 14° Máx. 27°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
