Sábado, 24 de Outubro de 2026
17°C 31°C
Sabará, MG
Publicidade

Chamas e destruição: A urgência de preservar a natureza e combater as queimadas em Sabará

cada incêndio, o patrimônio natural da região é reduzido a nada, deixando para trás um rastro de destruição que afeta toda a população.

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
09/09/2024 às 10h52
Chamas e destruição: A urgência de preservar a natureza e combater as queimadas em Sabará

Nas últimas semanas, a cidade de Sabará, assim como diversas regiões de Minas Gerais, tem enfrentado um cenário devastador causado pelas queimadas. O verde das matas que um dia coloria a paisagem está desaparecendo em meio às cinzas, e com ele, as nascentes secam, os animais perdem seu habitat, e a vida local se fragiliza. A cada incêndio, o patrimônio natural da região é reduzido a nada, deixando para trás um rastro de destruição que afeta toda a população.

O aumento das queimadas neste período do ano, agravado pela falta de chuvas e ações criminosas, coloca em risco não apenas o meio ambiente, mas também a saúde pública. A fumaça que se espalha pelo ar aumenta os problemas respiratórios, principalmente entre crianças e idosos, além de comprometer a qualidade do ar. Mesmo assim, a conscientização e o combate a essas práticas ainda são insuficientes.

"Estamos perdendo nossa própria casa", afirmam os ambientalistas, destacando que o impacto das queimadas vai além das perdas ambientais. O esgotamento das nascentes compromete o abastecimento de água, afetando diretamente a vida de quem mora em Sabará e regiões vizinhas. O descuido com o lixo jogado nas matas e a falta de fiscalização também contribuem para a gravidade da situação.

Segundo dados recentes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o número de focos de incêndio na região aumentou consideravelmente em comparação aos anos anteriores, reforçando a necessidade de ações imediatas. Além da resposta emergencial das autoridades, a participação da comunidade é crucial. Organizações ambientais têm mobilizado campanhas para alertar a população sobre a importância de proteger as áreas verdes, incentivando atitudes como limpar áreas próximas às nascentes e plantar árvores.

É preciso fazer fazer uma campanha de conscientização, pedindo que a população denuncie quem pratica queimadas e também contribua com ações simples, como evitar jogar lixo em terrenos baldios e áreas de preservação, colocar fogo no lixo e em matas. Contudo, muitos ainda permanecem alheios à gravidade da situação.

A hora de agir é agora. Não há mais tempo para ignorar os sinais evidentes de que a natureza está clamando por ajuda. É urgente que todos façam sua parte, desde pequenas ações no dia a dia até a denúncia de práticas criminosas. Somente com o engajamento de todos será possível reverter essa realidade e salvar o que resta das áreas verdes que ainda nos cercam.

Se o fogo continuar a se alastrar sem controle, as consequências para o futuro de Sabará serão irreversíveis. É hora de levantar a voz, agir, plantar a semente da mudança e lutar pela preservação do que resta de nossa rica biodiversidade.

Denuncie queimadas e ajude a preservar nossa casa. Ligue 193.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
MUDANÇA POLÍTICA Há 2 dias

Thiago Rodrigues deixa liderança do governo na Câmara de Sabará e pede saída de duas comissões

Vereador anunciou decisão nesta quinta-feira (22), afirmou que não representa mais a Prefeitura no Legislativo e deixou em aberto os motivos do afastamento: “Com o tempo eu vou explicando e mostrando para a cidade de Sabará.”

REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS
ESPANCADO Há 3 dias

Assessor parlamentar denuncia agressões de policiais militares dentro de casa em Sabará; PMMG abre investigação

Laender Luciano, de 53 anos, afirma ter sido espancado e ameaçado durante operação no bairro Nações Unidas. Polícia Militar apresenta versão diferente, diz que houve resistência à prisão de um homem de 28 anos e anuncia apuração dos fatos.

FESTIVAL DE CIRCO Há 3 dias

Festival de Circo Mambus leva espetáculos, oficinas e Noite de Arte Assombrada a Sabará

Programação gratuita acontece nos dias 30 e 31 de outubro no Teatro Municipal e no Solar do Padre Corrêa, com circo contemporâneo, acrobacia, cortejo e performances inspiradas no Halloween.

VINSCOL Há 4 dias

Vinscol encerra operação em Sabará nesta terça-feira (20); vans continuam gratuitas e Prefeitura prepara chegada de novos ônibus

Prefeito Sargento Rodolfo anuncia segunda fase da implantação do novo transporte público de Sabará. A partir de quarta-feira (21), vans deverão reforçar os horários de pico e atender passageiros das antigas linhas da Vinscol.

LIXO ELETRÔNICO Há 4 dias

Sabará passa a ter descarte gratuito de eletrônicos em três agências dos Correios

Serviço já está disponível no município e permite entregar celulares, notebooks, tablets, fones, cabos e outros eletrônicos de pequeno porte sem custo e sem agendamento

Lenium - Criar site de notícias