Uma sessão gratuita de cinema vai exibir nesta segunda-feira (15), às 17h, o curta “Ramal”, no Ramal, em Sabará, cenário que inspirou e recebeu as gravações do filme. À frente neste projeto da produtora Ponta de Anzol Filmes, o cineasta e diretor, Higor Gomes, cobiçava o espaço quando ainda era um estudante, atraído pelo contraste da paisagem calma e montanhosa, que abriga uma linha de trem ao mesmo tempo em que recebe a juventude preta e periférica para a cultura do “grau”. A prática consiste em empinar a motocicleta sobre uma roda e outros tipos de manobra de manobras radicais com o veículo em movimento.
O cineasta pontua que apesar de marginalizado, o grau reflete o entretenimento dos jovens de periferia. “São homens majoritariamente negros que se sentem protegidos no Ramal, por estarem afastados das vias públicas e pedestres. Enquanto, na gringa, a mesma prática (conhecida como “Wheelie”) é reconhecida e consolidada por meio de competição e prêmios, no Brasil ainda é marginalizada, porque o grau, quando praticado em via pública, é considerado uma infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro. Mas aqui a cultura do grau está ligada à periferia, sobretudo porque a motocicleta é um veículo mais barato e que para muitos é usada como ferramenta de trabalho. A partir do contato com os grauzeiros, quis captar esses encontros que funcionam como uma válvula de escape para eles, diante das durezas do dia a dia”, diz Higor Gomes.
Cinema aberto
O curta, de 16 minutos foi exibido em vários festivais de cinema pelo Brasil, como em São Paulo, Sergipe, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba. Apesar de ter sido exibido também em Belo Horizonte, os produtores sentiram que a proximidade não foi suficiente para levar o filme até o público que o inspirou. “É muito simbólico para a gente retornar a esse lugar e exibir esse filme para os frequentadores do Ramal. O acesso à cultura acaba sendo difícil para essa juventude. Se as pessoas não podem ir ao cinema, o cinema tem que ir até as pessoas”, diz Jacson Dias, um dos produtores ao lado de Bruno Greco.
Para o frequentador do Ramal, Flavio Reis, de 28 anos, o filme foi importante para mostrar o grau por outro ponto de vista. Ele foi um dos atores convidados a interpretar o Wesley, um dos protagonistas do curta. “Hoje o grau é muito criminalizado porque não temos espaço digno e apoio para realizar o esporte. Muita gente manda grau na rua e em locais inapropriados, gerando acidentes. Esses acontecimentos vão manchando a imagem do grau pouco a pouco. O filme foi uma oportunidade de mostrar o ramal como lazer, porque ali só tem trabalhador”, observa.
A exibição do filme conta com o apoio da Prefeitura de Sabará e será gratuita na Rua do Cartório, no Galpão 2, no bairro Vila Marzagão, em Sabará. Não é preciso retirar ingressos.
Serviço:
Sessão gratuita de cinema em Sabará - Ponta de Anzol exibe Ramal
Dia 15/07
Horário 17h
LocaL: RAMAL - Rua do Cartório, 120
Galpão 2, Vila Marzagão - Sabará
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 30°
Chuvas esparsas