Terça, 16 de Julho de 2024 12:55
(31) 99129-8046
Saúde Estações +60

Estações +60 Mente Ativa: Estimulação cognitiva para uma vida plena

A saúde mental é um elemento essencial para o bem-estar, e sua negligência pode resultar em sérias consequências.

30/01/2024 11h24 Atualizada há 5 meses
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
Estações +60 Mente Ativa: Estimulação cognitiva para uma vida plena

Com o início do ano de 2024, uma importante campanha ganhou destaque nacional: o Janeiro Branco. Essa iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, destacando a prevenção de doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressã, pânico, etc...


A saúde mental é um elemento essencial para o bem-estar, e sua negligência pode resultar em sérias consequências. Transtornos psicológicos não apenas afetam o âmbito emocional, mas também têm repercussões na capacidade das pessoas de desempenhar suas funções laborais. Em alguns casos, as limitações impostas pela saúde mental podem se manifestar de maneira temporária, enquanto em outros podem ser permanentes, exigindo cuidados contínuos e suporte.
Diante disso, o Janeiro Branco assume a responsabilidade de sensibilizar a sociedade para a importância da promoção da saúde mental desde as fases iniciais da vida. A prevenção e o tratamento adequado dessas condições são fundamentais para evitar o agravamento dos quadros e garantir uma vida plena e produtiva para todos.

Estações + 60 Mente Ativa

Soraya Oliveira e Rosilene Prazeres são as gestoras do inovador Programa de Estimulação Cognitiva Estações +60 Mente Ativa. O programa destaca a importância da Estimulação Cognitiva na promoção da vitalidade cerebral. Esta prática desafia o cérebro com atividades específicas, fortalecendo as conexões neurais e preservando a função cognitiva ao longo do tempo. 
O Programa foi vencedor do Prêmio pro-longevidade da Rede Longevidade, sendo a terceira melhor iniciativa e dedicação à causa da longevidade em BH, além do Melhor influenciador de impacto pro-longevidade.


A estimulação cognitiva é reconhecida como a intervenção não farmacológica mais indicada para desacelerar o declínio cognitivo em até cinco anos. Com o passar dos anos, o afastamento do mercado de trabalho, a diminuição dos desafios cotidianos e das relações sociais, dentre outros fatores, acabam comprometendo as funções cognitivas. Nesse caso, a estimulação cognitiva atua promovendo a neuroplasticidade, permitindo ao cérebro se adaptar e criar novas conexões neurais, o que é vital para retardar os sintomas de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, associadas ao envelhecimento. 

O Programa

Focado na prevenção do declínio cognitivo, o programa oferece encontros personalizados com atividades desafiadoras. Além disso, incorpora atividades externas, como visitas a exposições e teatros, favorecendo a socialização e ampliando as experiências.
Os encontros, presenciais ou online, individuais ou em grupo, proporcionam momentos de prazer e leveza, fortalecendo o cérebro e criando novas conexões cerebrais. As atividades em grupo têm impactos positivos na qualidade de vida, saúde, disposição e formação de vínculos sociais.
O programa destina-se a pessoas acima de 60 anos que desejam manter autonomia e independência ao longo da vida. Atende também idosos em processo de declínio cognitivo, visando desacelerar doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
Chamados carinhosamente de alunos, os clientes formam a família Estações +60. O programa valoriza o aconchego, a alegria, o carinho e o respeito, mantendo um toque mineiro em seus encontros, que sempre terminam com um café e prosa.
Soraya Oliveira, além de Gestora do programa, atua como Estimuladora Cognitiva e está em curso de Gerontologia, acumulando vasta experiência como professora, empresária e gestora de negócios. Por sua vez, Rosilene Prazeres, também Gestora do Programa, é graduada em Pedagogia, pós-graduanda em Gerontologia, e possui ampla experiência na docência e supervisão de ensino, do nível infantil ao superior.
Não fique sozinho(a), junte-se à elas e promova uma vida ativa, saudável e cognitivamente estimulante.

Local e Horários

• Encontros presenciais de grupo: Segundas ou terças-feiras, Rua Ponte Nova, 280, Bairro Floresta, das 14:00 às 15:30.
• Encontro online: Quartas-feiras, das 14:30 às 16:00.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Maria Regina Dias Há 6 meses Belo HorizonteParabéns meninas! Adorei a reportagem! Como aluna sinto muito grata por ter vocês como professoras. E que todos os 60+ possam ter essa oportunidade deliciosa de estimular o cérebro para seguir a vida com autonomia e independência.
Cláudia Há 6 meses Belo Horizonte- MGTrabalho sério, feito com muito amor e alegria!
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Notícias de Belo Horizonte - MG
Sabará, MG
Atualizado às 12h18
24°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 26°

24° Sensação
4.63 km/h Vento
40% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (17/07)

Mín. 12° Máx. 28°

Tempo limpo
Amanhã (18/07)

Mín. 13° Máx. 29°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias