Terça, 23 de Junho de 2026
(31) 991298046
Especiais CÉSIO 137

Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas de Mineradora na cidade de Nazareno

O Césio ao entrar em contato com o ser humano pode levar a diversos problemas de saúde e até à morte.

05/07/2023 10h53
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
Fontes radioativas de Césio-137 são furtadas de Mineradora na cidade de Nazareno

O desaparecimento de duas fontes de Césio-137 de uma mineradora em Nazareno, cidade localizada no sul de Minas Gerais, fez com que a Polícia Civil investigasse o caso como furto.

Diante do histórico da substância no Brasil, autoridades nacionais também foram acionadas. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Governo Federal, também apura a situação.

Segundo a AMG, mineradora que protagoniza o caso, os equipamentos desapareceram no dia 29 de junho. A polícia foi acionada logo após o sumiço dos itens ser notado.

O Césio-137 é um isótopo radioativo de césio. Seu contato com o ser humano pode levar a diversos problemas de saúde e até à morte.

Em 1987, centenas de pessoas foram acometidas - direta e indiretamente - pelos problemas gerados pela substância em questão na cidade de Goiânia, capital de Goiás.

 

CONHEÇA A CIDADE DE NAZARENO

Nazareno é uma cidade de Estado do Minas Gerais. Os habitantes se chamam nazarenenses.
O município se estende por 329,1 km² e conta com 8200 habitantes segundo o censo de 2022. A densidade demográfica é de 26,2 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Conceição da Barra de Minas, Itutinga e Ibituruna, Nazareno se situa a 36 km a Sul-Oeste de São João del Rei a maior cidade nos arredores.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 19h13
20°
Parcialmente nublado

Mín. 14° Máx. 27°

20° Sensação
1.43 km/h Vento
68% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/06)

Mín. 14° Máx. 27°

Parcialmente nublado
Quinta (25/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias