
Pode-se considerar que o Festival da Jabuticaba, a partir de uma análise do que ocorreu no ano passado, ocupa importante espaço dentro da grande oferta turística do país. Definitivamente, o interesse em conhecer, e participar, do festival que há muitos anos ultrapassou as fronteiras do município, hoje ganha o país.
E não seria nenhum exagero afirmar que a jabuticaba tem hoje um profícuo relacionamento com a cozinha internacional, projetando o festival e a cidade para o mundo.
No último dia 20, no Centro Cultural José Costa Sepúlveda – ex-Cine Bandeirante – a Prefeitura de Sabará e a ASPRODEJAS, em parceria com a EMATER, iniciaram o processo de construção do Festival da Jabuticaba.
Contando com um público atento e participativo, a palestra “Cultivo da Jabuticaba” foi ministrada pelo Sr. Paulo Antônio Silva e os filhos Marcos Paulo Batista e Paulo Antônio Batista produtores no Estado de Goiás, e proprietários da maior fazenda de jabuticaba do mundo, contando com mais de 42.000 pés.
“Se alguém conseguir chupar uma jabuticaba de cada pé, receberá por prêmio a minha fazenda”, costuma brincar Paulo Antônio.
O encontro tratou de assuntos relacionados a produção da jabuticaba, do plantio ao controle de pragas, da colheita à comercialização, e do empreendedorismo.
Ainda esta semana, no dia 22, algumas associadas da ASPRODEJAS e um técnico da vigilância sanitária do município participaram da oficina sobre “Regulação Sanitária”, em que foi apresentada a maneira de certificar os produtos processados de origem vegetal, para a obtenção do alvará sanitário que possibilitará a venda em todo território nacional.
A data do Festival da Jabuticaba acompanhará o ciclo da fruta.
Aguardem!!