Quarta, 24 de Junho de 2026
(31) 991298046
Calendários e Eventos VIRADA DO TACHO

Festival da Jabuticaba vai parar a cidade

Está chegando a hora da nossa cidade se destacar no cenário nacional.

23/11/2022 10h49 Atualizada há 4 anos atrás
Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Folha de Sabará
Festival da Jabuticaba vai parar a cidade

Está chegando a hora da nossa cidade se destacar no cenário nacional. O Festival da Jabuticaba é o maior e mais importante evento cultural e gastronômico de Sabará e por isso a cidade para nesse momento.

O pontapé inicial dessa grande festa foi dado no último dia 10 de novembro com a realização do concurso de melhor licor, geleia e produto inovação. O evento foi realizado no Solar Padre Correia e contou com 15 das 26 produtoras da Associação de Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas).

O concurso teve 12 jurados e o resultado vai sair só durante o festival. De acordo com Elizabeth Antônia Torres Braga, presidente da Asprodejas, a cidade vai fazer um belo festival, cheio de atrações e com muitas variedades de produtos de jabuticaba.

“A expectativa é grande, já que hoje o festival é a maior festa da cidade. Os sabarenses já estão ansiosos porque a festa faz a cidade girar economicamente, com empregos e renda. Vamos ter muita novidade esse ano, outros espaços foram criados a fim de dar mais conforto aos visitantes, além de muitas atrações musicais, como abertura com seresta e vesperata com a banda Santa Cecília”, finaliza Elizabeth.

Mais de 40 produtos derivados da jabuticaba – geleias, pães, tortas, balas, temperos, licores, doces etc. - estarão à vista em 26 estandes, para serem degustados, comprados e levados para casa. São receitas, transmitidas de geração a geração, carregadas do contexto histórico de Sabará, que surgiu no século XVIII, produzidas artesanalmente por 26 mulheres, associadas da Asprodejas. No Brasil, existem mais de 20 espécies de jabuticabas e a produzida no município tem o nome de “Sabará”, a mais doce. “Hoje, os produtos derivados da jabuticaba de Sabará já têm a certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP)”. Eles foram certificados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A meta agora, segundo a presidente da Asprodejas, com o selo, é crescer mais ainda de forma a exportar a fruta e seus derivados. “A jabuticaba é nosso ouro negro”. 

“As famílias esperam o ano todo para a chegada do festival, pois ele movimenta muito a economia da cidade. A expectativa para este ano é atrair mais de 140 mil pessoas nos quatro dias”, relata Wander Borges, prefeito municipal. “Trabalhamos para que o Festival da Jabuticaba seja uma ferramenta de impulso para o desenvolvimento econômico e social de toda a cadeia produtiva, para que os produtores se fortaleçam e gerem renda durante todo o ano”, conclui o prefeito.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sobre o município
Notícias de Sabará - MG
Sabará, MG
Atualizado às 20h13
21°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 26°

21° Sensação
1.61 km/h Vento
71% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/06)

Mín. 15° Máx. 24°

Tempo limpo
Sexta (26/06)

Mín. 14° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias