Quinta, 25 de Junho de 2026
(31) 991298046
Especiais Filarmônica em Sabar

Sabará se rende à música clássica e lota praça para ouvir a Filarmônica de Minas Gerais

Sabará se rende à música clássica e lota praça para ouvir a Filarmônica de Minas Gerais

05/08/2016 17h59
Por: Glaucia Melo Clark
Sabará se rende à música clássica e lota praça para ouvir a Filarmônica de Minas Gerais

Apresentação é patrocinada pela AngloGold Ashanti que leva os músicos para quatro cidades

Duas mil e trezentas pessoas acompanharam os setenta minutos de concerto gratuito e ao ar livre, conduzido pelo regente associado da Orquestra, Marcos Arakaki, um dos maestros de destaque da atualidade no cenário nacional. A Orquestra é atualmente formada por 92 músicos provenientes de todo o Brasil, Europa, Ásia, Américas Central, do Norte e Oceania, selecionados por um rigoroso processo de audição.

Após o concerto em Sabará, a Filarmônica se apresentará, por meio dos seus grupos de Câmara, também gratuitamente, em Nova Lima e Caeté, cidades nas quais está presente a operação da AngloGold Ashanti. Em junho, mais de três mil pessoas lotaram a praça da Matriz para a abertura da turnê em Santa Barbará. Com as turnês estaduais e seus concertos abertos ao público, a Filarmônica procura contribuir para que um número cada vez maior de pessoas tenha contato com a beleza da música clássica. A AngloGold Ashanti tem o mesmo objetivo ao apoiar o projeto - contribuir para melhoria de qualidade de vida nas comunidades vizinhas.

O repertório

A Orquestra interpretou peças de Antonín Dvorák; J. Strauss Jr,compositor bastante conhecido do público pelas valsas vienenses. Outro compositor bastante reconhecido pelos ouvintes é Carlos Gomes. Na apresentação de Sabará foi interpretada, de Gomes, a Abertura da ópera Maria Tudor. E ainda obra do compositor francês Erik Satie, do inglês Gustav Holst, do croata Franz von Suppé, e a obra Príncipe Igor: Danças Polovitsianas, do russo Alexander Borodin.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Com apenas oito anos de existência, a Filarmônica de Minas Gerais recebeu três prêmios de melhor grupo musical brasileiro, efetivando-se como um dos projetos mais bem-sucedidos de Minas Gerais e do Brasil no campo da música erudita. Sob a direção artística e regência titular de Fabio Mechetti, a orquestra neste período, realizou 554 concertos, sendo que mais de 40% do público pôde assistir às apresentações gratuitamente. O impacto desse projeto artístico durante os anos também pode ser medido pela geração de 59 mil oportunidades de trabalho direto e indireto.

Sobre a AngloGold Ashanti:

As operações brasileiras respondem por 15% da produção global de ouro do grupo e estão entre as mais avançadas do mundo no campo da tecnologia de mineração, pela excelência dos equipamentos e processos utilizados e o desenvolvimento de soluções de engenharia para a atividade de mineração em subsolo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 00h37
19°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 26°

19° Sensação
1.78 km/h Vento
63% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (26/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo nublado
Sábado (27/06)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias