Segundos dados da Secretária de Estado de Defesa Social (SEDS), de Janeiro a Maio deste ano, foram registrados 49 casos de furto e 28 de roubo a estabelecimentos comerciais em Sabará. Mas esses números com certeza já aumentaram, só nos primeiros quinze dias do mês de julho foram registrados cerca de 10 assaltos a comércios e transeuntes, de acordo com os registros da Polícia Militar, isso apenas no Centro Histórico da cidade. Além de outros bairros, que também tem sofrido com o constante aumento da criminalidade.
Na última semana conversamos com vários comerciantes da região central, todos se mostraram apreensivos, muitos não quiseram se identificar, outros optaram por não falar sobre o assunto.
Proprietário da loja Cabocla, localizada há vários anos à Rua Comendador Viana, Tássio Augusto disse que o Centro está muito inseguro. Ele afirma que seu comércio nunca foi assaltado, mas acredita que talvez seja por algumas características do estabelecimento e também pelas medidas de seguranças adotadas como câmeras e alarmes. Para ele, falta mais empenho da Policia Militar e do Governo Municipal. “A Prefeitura não faz esforço algum para ajudar, na verdade, em nenhuma administração nunca vi esforço na questão da segurança”, diz.
Tássio lembra ainda que a cidade sofreu uma imigração desenfreada nos últimos tempos, o que aumenta a criminalidade. O comerciante que passou a fechar a loja mais cedo por causa de assaltos, conta que faz parte da Rede de Comerciantes Monitorados, mas, segundo ele, infelizmente muita gente do grupo não faz bom uso da ferramenta o que acaba atrapalhando o serviço, apesar dos contratempos o serviço é muito útil.
Trabalhando com uma porta de grade na entrada de seu comércio, localizado à Rua São Pedro, Regina Cele afirma que não sabe mais o que fazer para sua segurança. Além da grade, a loja possui câmeras e alarme. Ela diz que acredita no empenho da polícia, mas apesar disso os roubos continuam. “Trabalho de porta trancada porque a gente fica em pânico a todo tempo. Eu sinceramente não sei o que fazer”, diz. A comerciante afirma que falta um trabalho entre a Prefeitura, as Polícias e o Judiciário para tentar solucionar o problema, porque a cidade está ficando marcada pela violência. Sua loja já foi roubada uma vez durante a madrugada, quando teve um prejuízo de R$ 18 mil.
Dona de uma papelaria com unidades no Centro e em General Carneiro, Mariana Moreira, foi vítima de assaltantes duas vezes em três semanas. O último assalto aconteceu na sexta-feira, mesmo dia em que comerciantes se uniram em um abraço simbólico na Praça Santa Rita contra a violência. Duas horas após o ato dois homens entraram em sua loja e cometeram o assalto causando um prejuízo de cerca de R$ 200. Através da Rede e Comerciantes ela avisou outros lojistas da rua que chegaram a avistar os bandidos. A PM foi ao local e fez rastreamento na região a procura dos assaltantes, mas não obteve sucesso. Ela afirma que é importante a união dos comerciantes, da Polícia Militar e também da Prefeitura para criar estratégias de combate à criminalidade.
No dia em que estávamos fazendo a matéria, outra loja na Rua Mestra Ritinha, também foi roubada. A proprietária, que não quis se identificar, contou que é a segunda vez que acontece e assim como da primeira os assaltantes estavam armados e levaram dinheiro e celular. A comerciante destaca que sua loja está a poucos metros da Delegacia Civil, mas mesmo assim não tem segurança.
Proprietário de lojas no Centro e em General Carneiro, outro empresário que não quis se identificar, conta que já sofreu assalto nos dois locais. Ele lembra que no fim do ano passado a Polícia Militar esteve presente na Praça Melo Viana com uma viatura e segundo ele, a simples presença dos policiais, inibiu a ação dos bandidos, para ele a ação poderia voltar.
Deisiane Reis, gerente da loja Boticário, conta que o estabelecimento já esteve na mira dos bandidos por várias vezes, foram 12 Boletins de Ocorrência registrados em menos de três anos, quando a loja funcionava na Mestra Ritinha. Há cerca de um ano a Boticário está na Rua Luiz Cassiano e já sofreu um assalto. Deisiane conta que o bandido estava armado e fugiu a pé, enquanto alguns policiais estavam na Praça Santa Rita, a poucos metros de sua loja.
Polícia Militar
Diante dos acontecimentos entramos em contato com o 61º Batalhão da Polícia Militar em Sabará. De acordo com o sub- comandante do Batalhão, capitão Mauro de Almeida Castro, o efetivo da Polícia Militar é suficiente para atender a demanda local, assim como o número de viaturas.
Além disso, ele ressalta o trabalho que é feito em conjunto com a comunidade através da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos, onde a cada quinze dias são feitas reuniões com os lojistas e os moradores.
O sub-comandante afirma que é importante a população contribuir com o trabalho da Polícia Militar através de registros das ocorrências, desde pequenos furtos até grandes assaltos. O capitão ressalta que caso a pessoa sinta receio em ir ao batalhão para registrar um BO, ela pode utilizar o Disque Denúncia através do 181. Ele diz que essas ações são importantes, porque é através dessas ocorrências que a Polícia se organiza para agir nesses locais de maior incidência com mais eficiência.
Capitão Castro aponta que o índice de crimes violentos na cidade diminuiu em relação ao mesmo período de 2015. Segundo ele, houve um aumento nas prisões de suspeitos e apreensões de armas de fogo, mas destaca que embora haja a prisão, o destino do indivíduo preso depende da Justiça.
Além da população, o capitão afirma que a segurança pública depende de todos outros órgãos ligados à Defesa Social, inclusive do Poder Executivo. Questionado sobre o não funcionamento das câmeras do Olho Vivo, ele lamenta, pois diz ser uma ferramenta importante no combate à violência.
Prefeitura
O secretário municipal de Defesa Social, tenente Marcelo Queiroz, afirma que é importante a integração de todos os órgãos. Ele diz que para combater o grande número de assaltos que estão ocorrendo no Centro, a presença da Guarda Municipal será intensificada na região, principalmente em horário comercial. Além disso, o secretário ressalta que o Olho Vivo será reativado.
Segundo Rogério Dumbar, responsável técnico pelo “Olho Vivo”, sua equipe já está trabalhando para o retorno. Christophe Pires, proprietário da Seglive Segurança Eletrônica, empresa responsável pela reimplantação do sistema na cidade, afirma que em até 30 dias o equipamento estará em funcionamento.
Ministério Público
A promotora de Justiça Cynthia Duarte Vilela diz que o Ministério Público tem feito no município inspeção semestral em todas as Delegacias e também no Batalhão da Policia Militar para ver as condições de trabalho. “Isso é feito em todo país, para verificar o andamento dos trabalhos e se existe alguma carência. Não podemos, por exemplo, cobrar celeridade da Polícia Civil se falta investigadores, por isso essa inspeção é importante”, explica.
Cynthia ressalta que o MP está sendo rigoroso em relação aos assaltos que estão acontecendo na cidade. “Quando o caso chega ao Ministério Público, está sendo tratado com tolerância zero. Pedimos o acautelamento do indivíduo, principalmente por causa do incremento da criminalidade na cidade”, diz. A promotora ressalta que esse pedido é feito desde que o seja apresentado pressupostos legais, previstos no artigo 313 do Código Processo Penal que trata da prisão preventiva.
Além disso, ela diz que o MP e o Judiciário estão empenhados em não exceder os prazos processuais para que o suspeito responda ao processo na prisão.
Outras regiões também são visadas por bandidos
Até mesmo alguns lugares que antes poderiam ser considerados tranquilos agora estão sendo atacados por marginais. No dia 22 de junho o casal Antônio Eredes e Maria Irene foram vítimas de um assalto em Pompéu. Os bandidos invadiram a residência as 21h30 e só saíram às duas da manhã, após fazer uma limpeza na casa e aterrorizar os proprietários, além de outros dois casais que estavam visitando Sabará e hospedavam no local.
O aposentado conta que eles entraram pela parte de trás do terreno e quando ele percebeu três dos nove bandidos que invadiram sua casa, já estavam em seu quarto, sua primeira reação foi enfrentá-los, onde ele saiu muito machucado, ficando com duas costelas quebradas. Após ameaçar matar sua esposa, Antônio desistiu de brigar com os assaltantes e foi amarrado, assim como sua esposa. Os visitantes foram presos em um banheiro durante a ação os bandidos.
Antônio disse que foram cinco horas de terror, a todo o momento os bandidos ameaçava ele e sua esposa, todos estavam encapuzados, ele não chegou a ver se estavam com arma de fogo, mas a ameaça era feita com facões. Os ladrões levaram as roupas de todos que estavam na casa, mantimentos, bebidas, relógios, dinheiro, televisão e vários ferramentas elétricas como maquita, compressor e outros. O morador avalia que prejuízo chegue a R$ 40 mil, para carregar tudo que foi roubado, os bandidos usaram o carro do casal e fizeram cerca de quatro viagens, o aposentado acredita que eles estavam carregando outro veículo do outro lado do trevo.
Quando os nove bandidos finalmente deixaram a residência, a Polícia Militar foi chamada. Segundo Antônio, os policias chegaram rápido e registraram um Boletim de Ocorrência. Até o momento, apenas o carro foi encontrado. O caso está sendo investigado e nenhum assaltante foi achado.
DIVERSÃO GARANTIDA Festival de Bolhas Gigantes chega a Sabará com diversão gratuita para crianças e famílias neste sábado
HOMENAGEM AngloGold Ashanti recebe homenagem da Revista Viver Brasil por sua contribuição ao desenvolvimento do Brasil
Meio Ambiente Descarte irregular de lixo em Sabará: flagrante reforça combate a crime ambiental
PARCERIA Belgo Arames firma parceria com a FIEMG para fortalecer inovação aberta na indústria
Prêmio Abracopel Sabarense vence Prêmio Abracopel de Jornalismo e leva o nome de Sabará ao cenário nacional
Juca de Oliveira Morre Juca de Oliveira aos 91 anos: ator marcou gerações na televisão brasileira Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
