
Entre os dias 21 e 27 de setembro os museus de todo o país realizaram a 9° Primavera dos Museus. O evento, que é produzido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), teve como tema de 2015 “Museus e Memórias Indígenas”; durante sete dias diversos museus realizaram atividades e organizaram visitações especiais em seus espaços.
Em Sabará, o Museu do Ouro trabalhou com o tema “Memórias e esquecimentos, a representação indígena no Museu do Ouro”. Na cidade, o evento aconteceu nos dias 23 e 25 de setembro; neste último dia o local teve em sua programação “Contação de Histórias e Teatro de Bonecos” – apresentado pelos artistas da Borrachalioteca.
“Contratamos a Borrachalioteca por ser uma associação que já estava com alguns projetos relacionados a cultura indígena. A Primavera dos Museus é um programa que faz parte do calendário nacional do Ibram. Todo ano a entidade escolhe um tema onde é repassado a todos os museus do Brasil, seja ele público ou privado. Depois, a coordenaria desses espaços encolhem um assunto a ser abordado dentro deste tema’, explica Ângelo Zacarias Lanza, chefe de serviços do Museu do Ouro.
Ainda de acordo com Lanza, nos dois dias da Primavera dos Museus o local recebeu um público total de 179 pessoas para o evento; e outras 363 pessoas visitaram as salas e seus objetos históricos durante a semana.
Para as apresentações do dia 25, a administração do Museu trouxe até o espaço os alunos da Escola Municipal Maria Célia, do bairro Roça Grande. “Buscamos uma instituição de ensino que estava fora aqui do centro, com o intuito de promover uma inclusão social maior, já que esses alunos não têm tanto acesso ao museu por estarem um pouco longe da sede”, disse Ângelo Lanza.
A Primavera dos Museus aconteceu em mais de 800 instituições em 393 municípios de todo o país. O tema foi escolhido em consonância com as políticas do Ministério da Cultura.