Segunda, 29 de Junho de 2026
(31) 991298046
Educação FLIS

Um sucesso literário

Um sucesso literário

06/10/2015 09h44
Por: Glaucia Melo Clark
Um sucesso literário

Mais de quatro mil livros distribuídos, dezenas de histórias contadas, vários livros lançados, exposições, apresentação musical e teatral, rodas de conversa e muitos mais, tudo isso tendo como tema principal a literatura, que como já foi dito teceu uma rede durante seis dias de festa com o objetivo de valorizar artistas e escritores locais.

A rede foi tecida durante a 1ª Festa Literária de Sabará (Flis) que reuniu centenas de pessoas em diferentes pontos da cidade levando a todos cultura, conhecimento e diversão.

Túlio Damascena, idealizador da Borrachalioteca e responsável pelo evento, disse que já nos primeiros dias já se sentiu emocionado. “Nós temos essa ideia que o jovem não gosta de ler, mas os meninos estavam ‘brigando’ para ter mais um vale para trocar por livros, isso já me emocionou”, conta.

Ele destacou outros pontos do evento, como o lançamento coletivo de obras de autores independentes e a roda de conversa com o ponto de Memória do Pompéu com artistas da localidade, Sabará e Belo Horizonte que procurou resgatar a história do bairro.

O Teatro também abriu suas portas para rodas de conversas sobre a literatura. Tendo o cordel como um dos temas principais, o estilo como ferramenta de incentivo à leitura foi abordado em um dos seminários. Participaram os escritores Silas da Fonseca, Luiz Alves e Olegário Alfredo que também é cordelista e foi um dos homenageados da Flis. O escritor diz que na cidade o estilo é muito praticado, tendo inclusive a primeira Cordoteca da região metropolitana. Ele falou ainda que seu cordel é baseado no folclore mineiro. Além disso, o escritor ressaltou que atualmente o Cordel tem sido muito utilizado nas escolas como forma de aprendizado, já que é um estilo sucinto que permite a comunicação de forma rápida.

Em relação à homenagem, Olegário que também é conhecido como Gaio disse que se sentiu super feliz e honrado e contou que através da Flis descobriu como seu trabalho é reconhecido. Gaio destacou que também escreve em outros estilos, inclusive durante a festa lançou os livros “Roupinhas no Varal” e “ O pente que penteia”, pela editora Mazza.

Foram debatidas também as políticas públicas de incentivo à leitura e a cena mineira do livro que entre outros convidados recebeu a escritora Elizete Lisboa. Deficiente visual desde que nasceu a escritora falou de como atualmente a tecnologia tem contribuído para que a leitura seja mais acessível a todos, principalmente aos cegos (como ela prefere classificar). Elizete ressaltou ainda que a festa literária funciona na medida em que ela traz bom público para estar em contato com o livro.

Túlio ressaltou qualidade dos seminários, pois além de reunir importantes autores e escritores, o público foi muito interessante e diversificado.

Na manhã de sábado no Centro Cultural Fundação ArcelorMittal teve a apresentação do Coral Infanto Juvenil Santa Cecília e uma edição especial do projeto do Sesc “ A palavra é...”.

Depois o caminho foi a praça, lá durante o fim de semana, as pessoas puderam participar de oficinas, apreciar ilustrações de Son Salvador, outro homenageado da Flis, e de outros ilustradores, grafiteiros e artistas plásticos. E ainda, assistir peças teatrais e narrações de histórias. Além disso, teve shows, sarau, espetáculo de dança e claro, muitos livros, onde todos podiam ler a vontade. Túlio conta que foram aproximadamente 4.500 obras espalhadas pela praça e qualquer pessoa podia pegar e levar a obra para casa.

Túlio agradeceu a todos que se empenharam e contribuíram para a realização da festa, ressaltou o apoio da Secretaria de Estado de Educação, da Prefeitura Municipal de Sabará, Laluz Produções, escritores, contadores de histórias e demais artistas, e principalmente ao público que compareceu em todas as ações realizadas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 18h13
22°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 25°

22° Sensação
2.32 km/h Vento
61% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/06)

Mín. 16° Máx. 26°

Tempo limpo
Quarta (01/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Tempo nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias