A Prefeitura de Sabará, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma audiência pública com o objetivo de ouvir a população para fins de elaboração/adequação do Plano Municipal de Educação. A audiência aconteceu na quarta-feira, 17 de junho e contou com a participação de diversos profissionais da educação do município, além de representantes da comunidade que não estão ligados diretamente com a educação.
O Plano Municipal de Educação é revisado a cada 10 anos e tem a finalidade de definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias para assegurar a manutenção do ensino.
Durante o evento o plano elaborado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação foi apresentado pelo secretário municipal, Jessé Batista, que disse que o plano foi elaborado em sintonia com o Plano Nacional de Educação (PNE) e ressaltou que os municípios têm a responsabilidade de concentrar na educação infantil e fundamental.
O secretário apresentou em um primeiro momento o PNE vigente (2005- 2015) e pontuou os avanços da cidade na educação nos últimos dez anos. Sabará se destacou na educação infantil ultrapassando a meta colocada que exige 50% das crianças até três anos em creches. Atualmente, mais de 50% dessas crianças já estão na educação, além disso, existem cinco creches para serem construídas. Já na educação fundamental, onde o PNE apresenta a meta de universalizar a educação para toda a população entre seis e nove anos, o secretário ressaltou que Sabará tem tido problemas com os cadastros escolares feitos fora do período adequado, por isso, pontuou que é importante entender que para que as metas apresentadas sejam cumpridas é necessário a ação da família. Apesar disso, o município tem conseguido alcançar um grande número de estudantes, atualmente são cerca de 15.600 alunos matriculados nas escolas da cidade. Foram 20 metas apresentadas e o secretário ressaltou que muita coisa ainda tem que melhorar em Sabará, entre elas a própria qualidade do ensino, para dessa forma atingir o índice do IDEB.
Em seguida, Jessé Batista apresentou o Plano Municipal de Educação (2015-2025) que abrange todos os níveis da educação básica até o ensino superior em todas as etapas e modalidades. Profissionais da educação e outros cidadãos que participavam da audiência apresentaram sugestões que seriam estudadas pela comissão responsável pela elaboração do Plano.
O texto final será encaminhado para o Legislativo para ser revisado pelas comissões e em seguida será colocado para votação. Após aprovado deverá ser sancionado pelo Executivo e valerá até 2025.
O prazo para a sanção do plano, determinada pelo Governo Federal, seria 24 de junho, mas até a noite do dia 23 o texto ainda não tinha sido encaminhado para a Câmara dos Vereadores.
De acordo com o Ministério da Educação, metade dos municípios brasileiros não cumpriu o prazo determinado.
Educação MEC Livros oferece mais 7,8 mil obras em inglês e espanhol
Educação PND 2026: professores podem se inscrever até sexta-feira (3)
Educação Pé-de-Meia 2026: pagamento da quarta parcela começa nesta segunda
Educação Inscrição para residência médica estão abertas até hoje
Educação Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda
Educação Enem 2026: candidatos podem conferir resultado de atendimento especial Mín. 15° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 15° Máx. 26°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
