Segunda, 29 de Junho de 2026
(31) 991298046
Educação E.M. EDITH ASSIS

Empreendedorismo na sala de aula

Empreendedorismo na sala de aula

11/05/2015 10h07
Por: Glaucia Melo Clark
Empreendedorismo na sala de aula

Parceria entre Prefeitura e ArcelorMittal incentiva jovens a permanecerem na escola e desperta lado empreendedor

A Escola Municipal Edith de Assis Costa, localizada no Rosário I, é a primeira do município a receber o projeto Empreendedorismo Juvenil, voltado para os alunos do 8º e 9º ano. A escola foi indicada pela própria Secretaria Municipal de Educação, e a intenção é levar o projeto para todas as escolas da cidade.

O Empreendedorismo Juvenil é fruto de uma parceria entre a Fundação ArcelorMittal, a ArcelorMittal Sabará, a ONG Junior Achievement, a Prefeitura e a Secretaria de Educação do município. O programa busca aproximar os estudantes de escolas públicas do mundo dos negócios, através de aulas práticas ministradas por voluntários da empresa. Cerca de 70 alunos da Escola Municipal Edith de Assis Costa serão beneficiados com o programa.

Em 2015, o programa aborda o tema: “As Vantagens de Permanecer na Escola”, para o 8º e 9º anos da Escola. O curso traz ganhos significativos na redução da evasão escolar, e amplia o horizonte dos alunos quanto a oportunidade profissional. O programa também beneficia os funcionários da ArcelorMittal, que podem desenvolver habilidades orais e de liderança num ambiente desconhecido, além de contribuírem para uma causa nobre.

Márcio Cristeli, Engenheiro de Processos da ArcelorMittal Sabará, é um dos 11 voluntários que participam da iniciativa no município, repassando o conteúdo em sala de aula. Ele destaca os benefícios de fazer esse trabalho, “penso que a vivência com os alunos é também um ganho pessoal para nós, voluntários”.

A diretora da escola, Valéria Aparecida de Aquino, diz que os alunos estão adorando o projeto. Ela diz que o curso é voltado para o jovem no mercado de trabalho e que sua função dentro da escola é ensinar para os alunos como empreender no mercado de trabalho.

Para Carolina Stéfane Pereira, 15, o projeto proporciona novas oportunidades e possibilidades para montar uma empresa própria, “eles estão também nos inspirando a dedicar mais aos estudos”, diz a estudante.

A aluna Helen Cássia da Silva Vieira, 14, também enxerga como uma melhor oportunidade para seu futuro. Ela diz que o curso está mostrando o quanto é importante estudar e o quanto isso pode beneficiá-los tanto no futuro quanto no presente.

Para Ana Letícia Costa o curso está inspirando as pessoas que querem fazer cursos para o mercado de trabalho.

Já Marcos Antonio Alves Pinheiro,16, acredita que este curso o deixará mais capacitado para o mercado de trabalho.

Valéria afirma que o curso tem contribuído também na relação dentro da sala de aulas entre os alunos que participam e os que não participam do projeto. Além disso, a diretora pontua que o curso valorizou até o bairro, “nós precisamos que as pessoas vejam o Rosário, como um bairro que tem muita coisa boa”,diz.

O curso é composto por cinco módulos, cada um com duração de 50 minutos. A primeira turma composta por 35 alunos, entre 13 e 17 anos, já concluiu o curso. No dia 13 de maio, uma nova turma será aberta com os alunos do 8º ano.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sabará, MG
Atualizado às 21h31
19°
Tempo limpo

Mín. 15° Máx. 25°

19° Sensação
2.08 km/h Vento
69% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (30/06)

Mín. 15° Máx. 25°

Tempo limpo
Quarta (01/07)

Mín. 15° Máx. 26°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias