Sexta, 14 de Maio de 2021
(31) 99129-8046
EDUCAÇÃO APRENDIZAGEM

Fortalecendo a aprendizagem

Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco realiza primeira jornada virtual pedagógica

28/04/2021 12h09
Por: Redação
Fortalecendo a aprendizagem

Da noite para o dia, a nossa casa se tornou a nossa sala de aula. Tudo se modificou em velocidade recorde, e não houve tempo para ajustes ou adequações que, pelo menos, confortassem famílias, professores, alunos e gestores. Foi com a sensação de medo, desespero e muitas incertezas que acompanhamos a chegada de umas das maiores pandemias da história.

Desde às ordens de isolamento social deliberadas pelos órgãos de saúde e Vigilância Sanitária, medida necessária e imposta ao enfrentamento da pandemia, não deixamos de pensar e repensar a forma com a qual lidaríamos com o ensino e o aprendizado de crianças e adolescentes, como também de muitas pessoas que retornaram à sala de aula para concluírem os estudos a partir da Educação de Jovens e adultos. 

Escolas de portas fechadas, alunos em casa, boa parte das famílias sem acesso à internet e, consequentemente, à informação, ao conhecimento. 

Em contrapartida, não deixamos de nos mobilizar, de usar as ferramentas tecnológicas que temos em mãos, como o WhatsApp e o Classroom, para, que mesmo de forma bastante singular, alcançar as nossas centenas de alunos e provocá-los no sentido de que “são as perguntas que movem o mundo”.

 

Mas o que ensinar? Como? Se a expressão de ordem do momento é o isolamento social!

 

Não foi fácil e inevitável, mas, aos poucos, temos atingido o nosso propósito de levar auxílio aos nossos estudantes e professores. Pensando nisso, após alguns diálogos e alinhamentos entre equipe gestora –Túlio Calixto (Diretor), Cleusa Pavan (Vice-diretora), Lílian Veloso e Natália Galdino (ambas supervisoras pedagógicas) -, resolvemos colocar em prática a nossa 1ª Jornada Pedagógica, que, além de aproximar comunidade e escola, trouxe um pouco de tranquilidade e conforto quanto ao aprendizado. Com aulas presenciais interrompidas desde 18 de março de 2019, a nossa escola vem buscando formas de melhorar e facilitar o acesso dos nossos alunos à informação e, consequentemente, ao conhecimento. 

Com convite estendido a toda comunidade escolar, a manhã do sábado do dia 10 de abril foi contemplada com a abertura da 1ª Jornada Pedagógica da Escola Estadual Coronel Adelino Castelo Branco, com uma interessante proposta de WEBINAR: Importante reflexão sobre a “autorregulação das aprendizagens”, sob comando do professor de Língua Portuguesa e especialista em Educação, Edwim Dâniker de Almeida.  

De forma virtual, a 1ª Jornada Pedagógica da Família Castelo Branco, forma carinhosa com a qual nos dirigimos a essa importante instituição de ensino da nossa Sabará, além de discutir sobre o processo de aprendizado neste contexto, teve como objetivo propiciar aos alunos do Ensino Médio repertórios produtivos a partir das quatro grandes áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e Ciências Humanas, considerando conteúdos fundamentais de cada disciplina e suas implicações no universo do conhecimento.

Segundo o professor Edwim, “estamos vivendo um 2º ano totalmente atípico, em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19. Dessa forma, temos um imenso desafio que é de colocar em prática o ensino híbrido, bem como as suas logísticas. Fazer com que a escola chegue à casa dos nossos alunos e estudantes, o quê torna os nossos planejamentos, ainda mais relevantes para que a aprendizagem seja garantida”. 

 Ao longo de 12 dias, compreendidos entre 10 e 22 de abril, alunos e professores estiveram envolvidos em dias repletos de aulas temáticas - oportunidades para enriquecer o repertório produtivo para a próxima redação do ENEM, que, segundo o professor Edwim, sempre traz à tona uma abordagem social quanto à atualidade e de interesse de toda a sociedade. 

Nesse sentido, docentes de todas as áreas do conhecimento se colocaram em movimento para abordar temas de interesse social, influenciado e capacitando nossos alunos a pensarem criticamente, a defenderem seus pontos de vista e a reforçarem habilidades já internalizadas. Temas como O uso da calculadora na sala de aula e o estímulo ao pensamento matemático na educação básica (Professores Gabriel Arthur e Geiziane Vieira Ramos); Transposição do Rio São Francisco: das questões sociais às políticas (Professora Cássia Durães); As relações de trabalho no Brasil pós-escravidão (Professora Deilde Brito); Leituras e perspectivas sobre o poder de influência da mídia em relação ao comportamento das pessoas. Somos influenciáveis? (Professor Ms. Frederico Luis Moreira); Machismo, feminismo, é possível um diálogo saudável? (Professora Sandra Leal); A estética do corpo perfeito: Da sexualidade ao padrão e aos riscos de morte (Professora Larissa Umbelino); Você tem o hábito de beber água regularmente? Dos benefícios à necessidade de ingestão. Como funciona o corpo humano em se tratando de nutrientes e propriedades químicas? (Professora Cássia Graciano) e Os riscos impostos à saúde humana em virtude da cultura dos agrotóxicos na agricultura brasileira. Como anda a nossa segurança alimentar? (Professor Walerson Pereira Gonçalves). 

As aulas temáticas são abertas a toda comunidade escolar e o requisito é ter acesso à internet para acessar o GoogleMeet e assisti-las. No dia 22 de abril, quinta-feira, ocorreu a última aula ministrada pelo professor Ms. Frederico Moreira, com a temática “Leituras e perspectivas sobre o poder de influência da Mídia: Somos influenciáveis?”. 

 

Texto enviado por Edwim Dâniker de Almeida, professor de Língua Portuguesa da Escola Coronel Adelino Castelo Branco.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias