O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta terça-feira (26/5), da entrega das obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Monsenhor Paulo, no Sul do estado, com capacidade para atender cerca de 700 pessoas por mês. Ele liberou ainda cerca de R$ 720 mil, restantes do recurso total, para liberação da compra de equipamentos para a unidade.
“Estamos entregando uma UBS completa, com sala de vacinação, consultório odontológico, ginecológico, sala de apoio para agentes comunitários, sala de treinamento e muito mais. Tudo isso concluído com recursos do Estado, que foram economizados pela prefeitura e que, agora, estou liberando o restante para a compra dos equipamentos, para que em poucas semanas essa unidade já possa atender as famílias da zona rural de Monsenhor Paulo”, destacou o governador Mateus Simões.
A obra começou em 2024. Com recursos de quase R$ 2 milhões repassados pelo Governo de Minas , a nova UBS fica localizada no Sítio dos Vieiras, ponto central entre os bairros rurais, o que facilitará o acesso dos moradores a um atendimento de melhor qualidade.
A UBS tem instalações do Tipo 1, oferecendo serviços como consultas médicas clínicas, consultas de enfermagem, curativos, coleta de exames, atendimento odontológico e vacinação, além de proporcionar a dispensação de medicamentos, acompanhamento à população em todas as fases da vida, palestras, grupos educativos, reuniões com a comunidade e com a equipe multidisciplinar.
UBSs em Minas
As unidades básicas são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e têm papel essencial na prevenção e no cuidado contínuo da população.
Desde 2019, já foram entregues mais de 200 UBSs em Minas Gerais e a previsão é que este número chegue a 380 até o fim de 2026. Parte dessas obras estava paralisada e foi retomada, ampliando a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS), especialmente em regiões com menor oferta de serviços de saúde.
Investimentos
O Governo de Minas investiu mais de R$ 6,5 milhões na APS em Monsenhor Paulo desde 2019. De lá para cá, o Estado já destinou mais de R$ 13,5 milhões para a saúde do município, que também recebeu investimentos da gestão estadual de mais de R$ 98 mil para a revitalização da Farmácia de Minas.
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente
Saúde Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua
Saúde Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte
Saúde ANS defende que plano cubra mamografia digital sem restrição de idade
Saúde Raoni faz transição para dieta oral e tem evolução no quadro de saúde
Saúde Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 26°
Parcialmente nubladoMín. 15° Máx. 25°
Parcialmente nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
