Minas Gerais foi destaque no Ranking de Competitividade dos Estados 2026, divulgado durante o II Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), em Brasília, nesta quarta-feira (6/5). O estado alcançou o 2º lugar no país no pilar Educação e lidera o Sudeste em infraestrutura e solidez fiscal.
O levantamento, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avalia a capacidade dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal em gerar bem-estar para a população, com base em indicadores oficiais organizados em pilares como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, inovação e sustentabilidade ambiental.
Mais uma vez, Minas Gerais figurou entre os destaques do ranking, reforçando a evolução dos indicadores e o impacto das políticas públicas implementadas nos últimos anos.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) , Silvia Listgarten, e o secretário de Estado de Casa Civil , Marcel Beghini, representaram o Governo de Minas no evento.
| ||||
"Depois de tanto trabalho para colocar as contas em dia, ficamos muito felizes pelo reconhecimento de que Minas Gerais é o estado com a maior solidez fiscal dentre os estados do Sudeste do país. Isso reflete o foco do governo com uma gestão séria e comprometida com o futuro", celebrou o Secretário de Estado de Casa Civil Marcel Dornas Beghini. | ||||
| ||||
“Ao mesmo tempo, fomos premiados pelos nossos resultados em educação e infraestrutura. Esses resultados precisam ser encarados em conjunto: a responsabilidade com as contas públicas propiciou que Minas Gerais passasse a ter condições de fazer os investimentos que a população precisa”, completou.
Seplag-MG apresenta boas práticas de gestão
Durante o congresso, a secretária Silvia Listgarten apresentou experiências do Governo de Minas em uma palestra sobre transformação pública e participou de um painel voltado à estrutura organizacional e às carreiras de planejamento e orçamento.
A secretária destacou a importância do encontro como espaço de troca entre os estados e de construção conjunta de soluções para a gestão pública. “É um momento importante para trocar experiências e construir soluções junto com outros Estados. A gente consegue discutir o que está funcionando, o que pode melhorar e como avançar no planejamento público”, afirmou.
Desenvolviment... Vale do Lítio completa três anos marcados por avanço no PIB de municípios do Jequitinhonha
Desenvolviment... Governo de Minas firma parceria com entidade canadense para ampliar investimentos e comércio bilateral
Infraestrutura Governo de Minas anuncia mais de R$ 700 milhões em investimento rodoviário para a região Noroeste
Defesa Civil Governo de Minas emite alerta para atuação de frente fria sobre o estado no final de semana
Serviços De emissão de documentos à castração de animais: Governo Presente chega a Ponte Nova na terça-feira (12/5)
Gestão Governo de Minas realiza terceira edição do Concurso de Redação Maio Amarelo com estudantes de escolas estaduais Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 25°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
