Centenas de gestores municipais participaram do Inova Municípios na segunda-feira (4/5), em Belo Horizonte, para debater inteligência artificial, governança de dados e serviços orientados ao cidadão.
Roberto Reis, diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) , abriu o evento destacando o papel da empresa como coordenadora do ecossistema de TI do Estado, e de parcerias com o mercado para facilitar a contratação de soluções tecnológicas que promovam um serviço público mais eficiente e acessível.
“Este é o caminho para ajudar Estado e municípios a impulsionarem a inovação e a transformação digital. Nesse contexto, a Prodemge tem buscado facilitar a contratação de soluções digitais que podem ser replicadas para resolver problemas da administração pública”.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão , Silvia Listgarten, enfatizou a importância da parceria do Governo de Minas com os municípios.
“Estamos trabalhando juntos para o desenvolvimento econômico e social do estado e a prestação de serviços cada vez mais eficientes para a população, com iniciativas concretas que estão transformando as políticas públicas em Minas”.
Soluções digitais
Há um ano a Prefeitura de Ribeirão das Neves está usando o SEI!MG, experiência apresentada em palestra ministrada pela diretora de Sistemas de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), Fernanda Mendes, e pelo prefeito de Ribeirão das Neves, Túlio Raposo.
Responsável pela infraestrutura tecnológica e de segurança que viabilizou a implantação do SEI!MG no Estado há nove anos, a Prodemge está em fase de negociação do serviço com outras dezenas de prefeituras.
O superintendente de Negócios da Prodemge, Marcelo Damazio, e o assessor Welington Lemos também mostraram outras soluções utilizadas pelo Governo de Minas e que podem ser implantadas pelas prefeituras para inovar o serviço público. É o caso do ProBMPS, solução de automatização, integração e otimização de processos; e o MG-OUV, plataforma de gestão da ouvidoria. Saiba mais sobre o portfólio para prefeituras aqui.
Acordo de cooperação
Utilizando o SEI!MG, a Prodemge assinou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) . O ACT tem objetivo de apoiar o Programa Cidades do Futuro, promover a inovação no estado e desenvolver, conjuntamente, soluções tecnológicas que aprimorem processos no serviço público.
Roberto Reis utilizou um computador para acessar a ferramenta e assinar de forma eletrônica o documento, enquanto o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede-MG, Lucas Mendes, fez o mesmo por meio de seu celular.
Lançado em 2023, o Cidades do Futuro tem o objetivo de incentivar, apoiar e fomentar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transformação digital em Minas. Entre as ações do programa estão a promoção da digitalização dos processos das prefeituras, simplificação da contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas e oferta de capacitação gratuita para servidores municipais.
Oficinas
Duas oficinas fecharam a programação. “Inovação com Foco no Usuário”, promovida pelo Laboratório de Inovação de Minas Gerais (LAB.mg) da Seplag-MG, e “ICMS Esportivo na prática: como transformar política pública em recurso para o seu município”, conduzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG) .
Confira aqui as Soluções Prodemge para Municípios
Desenvolviment... Vale do Lítio completa três anos marcados por avanço no PIB de municípios do Jequitinhonha
Desenvolviment... Governo de Minas firma parceria com entidade canadense para ampliar investimentos e comércio bilateral
Infraestrutura Governo de Minas anuncia mais de R$ 700 milhões em investimento rodoviário para a região Noroeste
Defesa Civil Governo de Minas emite alerta para atuação de frente fria sobre o estado no final de semana
Serviços De emissão de documentos à castração de animais: Governo Presente chega a Ponte Nova na terça-feira (12/5)
Gestão Governo de Minas realiza terceira edição do Concurso de Redação Maio Amarelo com estudantes de escolas estaduais Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 25°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
