Sábado, 01 de Agosto de 2026
12°C 24°C
Sabará, MG
Publicidade

Cemig substitui transformadores convencionais por equipamentos sustentáveis

Utilização das novas unidades já é padrão na companhia, tanto na substituição quanto na instalação de novos equipamentos

Por: Glaucia Melo Clark Fonte: Secom Minas Gerais
23/04/2026 às 15h40
Cemig substitui transformadores convencionais por equipamentos sustentáveis
Cemig / Divulgação

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) já investiu R$ 165 milhões na instalação de 17,2 mil transformadores verdes, que utilizam óleo isolante de origem vegetal, renovável e biodegradável, em substituição ao óleo mineral usado nos transformadores tradicionais.

Atualmente, a empresa conta com dezenas de milhares de transformadores verdes em sua área de concessão e avança na substituição dos antigos equipamentos à base de óleo mineral pelos novos modelos. A companhia já trabalha com a meta de adquirir apenas tecnologias sustentáveis para sua rede de distribuição. 

Além do benefício ambiental, os transformadores verdes apresentam vantagens técnicas significativas. O óleo vegetal garante maior estabilidade térmica, maior capacidade de refrigeração, menor impacto ambiental e também um risco muito menor de incêndio. Isso ocorre porque o fluido vegetal tem um ponto de fulgor mais elevado, que é a menor temperatura na qual um líquido libera vapores capazes de formar uma mistura inflamável com o ar. Quanto maior esse ponto, menor o risco de ignição. 

Nos transformadores verdes, o óleo vegetal apresenta ponto de fulgor acima de 300 °C, enquanto o óleo mineral utilizado em equipamentos convencionais fica na faixa de 140 °C a 160 °C. Essa diferença faz com que os transformadores sustentáveis sejam classificados como menos inflamáveis, sendo recomendados para áreas com grande circulação de pessoas, centros urbanos, edifícios, indústrias e locais com requisitos rigorosos de segurança. 

Transformador verde (Crédito: Cemig / Divulgação)
Transformador verde (Crédito: Cemig / Divulgação)


“Esses transformadores possuem óleo vegetal com um ponto de fulgor superior, permitindo carregar o equipamento com uma carga maior do que os convencionais à base de óleo mineral e proporcionando mais segurança à rede e aos clientes”, explica Pablo Senna Oliveira, engenheiro de Gestão de Ativos da Distribuição da Cemig.

Outras iniciativas sustentáveis 

A Cemig também já está testando um tipo sustentável de cabo na rede elétrica em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde substituiu cerca de 300 metros de rede nua pelos chamados "Cabos Green". Esses cabos, produzidos com polietileno vegetal obtido da cana-de-açúcar, são mais ecológicos do que os convencionais, que são derivados do petróleo. 

Além disso, a empresa lançou os transformadores SmartGreen, que adicionam ao transformador verde tecnologia de autorregulação dos níveis de tensão que chegam aos clientes. Essas inovações melhoram a qualidade do fornecimento de energia e reforçam o alinhamento da Cemig às melhores práticas ambientais, sociais e de governança. 

As iniciativas sustentáveis consolidam o compromisso da Cemig com uma matriz energética responsável. Fora da europa, a companhia é a única do setor elétrico presente no prestigiado Índice Dow Jones e integra o movimento Net Zero das Nações Unidas, demonstrando a liderança no avanço rumo a um futuro mais limpo, seguro e sustentável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
DESCARTE IRREGULAR Há 3 semanas

Oficina é identificada após descarte irregular de óleo que atingiu o Rio das Velhas, em Sabará

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Copasa localizou estabelecimento no bairro Adelmolândia; proprietário foi notificado e será autuado por infração ambiental

FISCALIZAÇÃO Há 4 semanas

Prefeitura de Sabará suspende atividades de empresa por falta de licença ambiental. Empresa apresenta documentação e informa que aguarda conclusão do licenciamento

Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente identificou funcionamento sem licenciamento; empreendimento foi autuado, multado e terá prazo para apresentar defesa

IEF / Divulgação
Meio Ambiente Há 1 mês

Recuperação dos ecossistemas da bacia do Rio Doce receberá investimento de R$ 232,7 milhões

Projeto coordenado pelo IEF prevê restauração de habitats, controle de espécies invasoras, monitoramento ambiental e ações de educação ambiental em...

Matheus Lara / Pexels
Meio Ambiente Há 1 mês

Pesquisa apoiada pelo IEF aumenta chances de reintrodução de papagaios resgatados do tráfico na natureza

Estudo realizado no Cetras de Juiz de Fora demonstra eficácia de treinamentos comportamentais e reforça importância do combate ao tráfico de animai...

Semad / Divulgação
Meio Ambiente Há 1 mês

Semad publica primeiro relatório de acompanhamento do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais

Documento apresenta panorama inicial da implementação de 202 ações voltadas à melhoria da qualidade do ar em municípios prioritários do estado

Lenium - Criar site de notícias