O Governo de Minas transferiu a capital do estado para Diamantina, na manhã desta segunda-feira (13/4), em uma cerimônia realizada na prefeitura da cidade, em mais um ato do projeto Governo Presente .
“Estou muito feliz da nova capital de Minas ser Diamantina. Fizemos essa escolha para lembrarmos a todo mundo onde é que o Vale do Jequitinhonha realmente começa. O Vale está presente desde que Minas está aqui. E, Diamantina é parte essencial dessa história”, iniciou o governador Mateus Simões.
“O importante, para nós, não é só marcar a passagem do governo por aqui, mas ter a oportunidade de visitar uma série de cidades da região. Eu vou a Serra Azul, Araçuaí, Serro, para que a gente possa, em cada uma dessas cidades, acompanhar algumas obras e entregas que já estão em andamento, além de fazer novos anúncios”, destacou o chefe do Executivo estadual.
Investimentos na educação na região
Durante o momento, o governador Mateus Simões anunciou investimentos importantes na Educação, como a criação de uma unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , em Araçuaí. "Os novos Tiradentes vão ser ainda mais motivos de alegria para comunidade porque eles têm 50% das vagas reservadas aos militares, mas outros 50% destinados à comunidade, população civil", explicou.
Para rede de ensino estadual da região foi anunciada a climatização de todas as 110 escolas da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Diamantina, que englobam 25 municípios. De acordo com Simões, 1.743 salas de aula receberão sistemas de climatização, com o investimento total de aproximadamente R$ 41,3 milhões.
| ||||
"A gente sabe que o Vale do Jequitinhonha tem temperaturas altas durante uma longa parte do ano. Então, nosso objetivo é garantir o conforto e qualidade de estudo aos alunos, para que eles possam manter o foco em conquistar os melhores resultados", destacou Simões. | ||||
| ||||
Governo Presente
As transferências da capital se repetem por 19 cidades do estado até junho e fazem parte da iniciativa Governo Presente, que tem o objetivo de reconhecer a importância e valorizar cada uma das regiões mineiras, além de possibilitar ao governador conhecer ainda mais de perto as demandas dos moradores locais, incluindo os municípios ao redor de cada capital provisória.
Com isso, o Governo de Minas pretende destacar o papel estratégico desempenhado pelos municípios mineiros no fortalecimento das políticas públicas, na descentralização administrativa e na promoção do desenvolvimento regional.
As transferências reforçam a importância de aproximar a administração pública estadual das diversas regiões de Minas Gerais, estimulando o diálogo federativo, a articulação institucional e a presença do Estado em cada território.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
