O governador Mateus Simões participou do projeto Cidade Gastronômica Cumbucca, em Andradas, no Sul de Minas Gerais, na noite desta sexta-feira (10/4). Andradas foi a cidade vencedora da edição de 2025 do Prêmio Cumbucca e, como resultado, tornou-se a primeira cidade do Brasil a receber a iniciativa, com ações estruturadas de desenvolvimento do turismo e gastronomia local.
A seleção ocorreu por edital público, com participação de municípios de várias regiões de Minas Gerais. A programação da Cidade Gastronômica Cumbucca inclui a Cozinha Show, evento aberto ao público que apresenta pratos típicos e produtos locais.
Também em 2025, Andradas recebeu o título de Capital Mineira do Vinho. O município, localizado em meio à Serra da Mantiqueira, reúne sete vinícolas que produzem cerca de 4 milhões de litros de vinho por ano.
“É o encontro das vocações naturais de Andradas, uma produção agrícola de altíssima qualidade que leva ao café excepcional, aos doces excepcionais e agora ao vinho excepcional, com a aplicação disso nos pratos para serem servidos agregando valor e originalidade”, disse o governador Mateus Simões, ao lado da prefeita Margot Pioli.
A cidade também integra a Rota Vulcânica, outra novidade lançada em 2025, que reúne Poços de Caldas e Andradas, destacando as formações geológicas originadas por antigas atividades vulcânicas na região do sul de Minas Gerais.
O percurso foi criado para valorizar o patrimônio natural e científico local, atraindo visitantes interessados em geoturismo, aventura e história natural.
Turismo Governo de Minas encerra atividades do estande de serviços integrados no Congresso da AMM
Turismo Nordeste lidera preferência de destino nas férias de julho
Turismo Consciência ecológica rege o comportamento dos ecoturistas
Turismo Seguro viagem é obrigatório para visitar Portugal
Turismo Seguro viagem oferece proteção contra imprevistos
FESTIVAL EM SABARÁ Ora-pro-nóbis: conheça os pratos típicos que serão destaque no festival de Sabará Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 15° Máx. 28°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 25°
Chuva
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
