O Governo de Minas e a Prefeitura de Santa Luzia assinaram, nesta quinta-feira (9/4), a ordem de início para a construção do Terminal Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto marca a retomada da expansão da infraestrutura de transporte metropolitano.
Com investimento estimado em R$ 24 milhões, sendo R$ 18,2 milhões de recursos do Estado, as obras serão executadas pelo município e têm prazo de conclusão de até 16 meses.
O novo terminal será implantado na Avenida Raul Teixeira da Costa, em uma área de cerca de 16 mil metros quadrados. A estrutura vai operar no modelo tronco-alimentador, com plataformas elevadas semelhantes às utilizadas nos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos, em Belo Horizonte.
A previsão é de que o equipamento atenda cerca de 20 mil passageiros por dia útil, com capacidade para aproximadamente 1,5 mil pessoas por hora nos períodos de maior movimento. A implantação do terminal busca acompanhar o crescimento da demanda por transporte na região e melhorar a organização do atendimento.
“Essa é uma grande conquista para Santa Luzia e para a Região Metropolitana. Com a implantação dessa estrutura, vamos garantir mais mobilidade, reduzir o tempo de deslocamento até o centro de Belo Horizonte e melhorar a rotina da população. É o primeiro novo terminal metropolitano em dez anos", afirma o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
O último terminal metropolitano foi implantado em 2016, também em Santa Luzia, o Terminal São Benedito, que continuará em funcionamento.
Com a nova estrutura, a proposta é melhorar a integração das linhas e facilitar os deslocamentos. O modelo organiza a operação ao conectar trajetos que atendem os bairros a linhas de maior alcance, tornando as viagens mais ágeis.
A reorganização também deve trazer ganhos operacionais, como a redução do tempo de viagem, eliminação de sobreposições de itinerários e melhor aproveitamento da frota. A expectativa é de impactos positivos na circulação do Vetor Norte, além da redução das emissões de poluentes.
“O passageiro terá um deslocamento mais confortável e com mais horários. É um orgulho ver que o município está recebendo um equipamento público desse porte”, ressaltou Gustavo Duarte, morador de Santa Luzia e usuário do transporte metropolitano.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
