O governador Mateus Simões anunciou, nesta terça-feira (7/4), em Belo Horizonte, o início do custeio do Transporta SUS-MG pelo Estado para os consórcios intermunicipais de saúde. A medida fortalece o transporte eletivo de pacientes e amplia o acesso aos serviços de saúde em Minas Gerais. O anúncio ocorreu durante o Conexão Minas-Saúde 2026, maior evento de saúde pública do estado.
“A partir de hoje, vamos passar a investir quase R$ 50 milhões por ano para colaborar com o transporte dos pacientes mineiros. Isso significa que, além de dar o ônibus, algo que essa gestão já faz, nós também vamos garantir esse dinheiro, para ter a certeza que o paciente conseguirá chegar no local de cura, melhora ou alívio do problema de saúde”, anunciou Mateus Simões.
“Ter a condição de colocar esse dinheiro vai aliviar muitos municípios, para que eles possam empregar o dinheiro que eles têm em outros pontos de prioridade da saúde”, completou o governador.
Agora, além do repasse para aquisição de veículos, o Governo de Minas passa a investir R$ 48 milhões na operação do transporte de pacientes, sendo R$ 24 milhões em 2026 e R$ 24 milhões em 2027. Até então, a administração estadual realizava a entrega dos micro-ônibus, enquanto os municípios arcavam com os custos de funcionamento do serviço.
Transporta SUS-MG
Instituído em 2022, o Transporta SUS-MG já viabilizou o repasse de mais de R$ 409 milhões aos consórcios intermunicipais para a aquisição de 684 micro-ônibus, que começaram a operar nos municípios a partir de 2024. Os recursos são transferidos aos consórcios, responsáveis pela compra dos veículos e pelo atendimento aos municípios consorciados.
A política foi criada para reduzir desigualdades regionais e garantir o acesso da população a consultas, exames e procedimentos eletivos, realizados no próprio município ou em cidades de referência, conforme pactuação regional.
“Estamos garantindo o custeio para que o município não troque um transporte acessível, moderno, seguro, com ar condicionado, por um carro de transporte sem manutenção, gerando mais riscos ao paciente. Essa iniciativa é uma política pública, não é apenas um anúncio, afinal, ela continua pelos próximos anos, garantindo saúde aos mineiros”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Conexão Minas-Saúde
Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), o Conexão Minas-Saúde 2026 ocorre entre os dias 7 e 9/4.
O objetivo é reunir gestores, técnicos e profissionais de todas as regiões para discutir caminhos que tornem a gestão da saúde mais eficiente, integrada e resolutiva, com impacto direto no atendimento à população.
O evento tem se consolidado como o principal espaço de articulação entre gestores estaduais e municipais, estimulando a construção conjunta de soluções para os desafios da saúde pública.
A programação inclui encontros de gestores, debates técnicos e painéis voltados à organização das redes de atenção, ao financiamento e à qualificação da assistência, reforçando a atuação integrada entre os entes federativos. Também são apresentadas experiências desenvolvidas em municípios mineiros, a fim de incentivar a disseminação de boas práticas e soluções que aumentem a resolutividade do sistema de saúde em Minas Gerais.
A iniciativa apoia os municípios na tomada de decisão e no aprimoramento da gestão local, com foco em resultados concretos para a população.
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente
Saúde Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua
Saúde Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte
Saúde ANS defende que plano cubra mamografia digital sem restrição de idade
Saúde Raoni faz transição para dieta oral e tem evolução no quadro de saúde
Saúde Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 15° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
