O grupo de acompanhamento das investigações do Master, instalado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), aprovou nesta terça-feira (3) três requerimentos de convites para ouvir instituições ligadas à auditoria do banco.
A reunião foi conduzida pelo senador Fernando Farias (MDB-AL), diante da impossibilidade de comparecimento do presidente da CAE e do grupo de trabalho, senador Renan Calheiros (MDB-AL), bem como do vice-presidente, senador Laércio Oliveira (PP-SE), que estão em viagem internacional.
Dois dos requerimentos, apresentados pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), convidam representantes da PricewaterhouseCoopers (PwC) Brasil ( REQ 25/2026 – CAE ) e da KPMG ( REQ 26/2026 – CAE ) para prestar esclarecimentos sobre procedimentos de auditoria nas demonstrações financeiras do Banco Master, com foco na ausência de alertas prévios e na verificação, validação e mensuração de ativos posteriormente apontados como problemáticos ou inexistentes.
O terceiro requerimento ( REQ 28/2026 – CAE ), do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), também propõe convite à KPMG para detalhar os trabalhos de auditoria independente no Banco Master. No pedido, o parlamentar sugere que participem, preferencialmente, o sócio responsável pela auditoria do banco, o gerente sênior da conta e outros profissionais capazes de prestar os esclarecimentos necessários.
Mourão também solicitou o envio prévio de documentação, como relatórios de auditoria dos últimos cinco anos, pareceres, cartas de recomendação, registros de comunicações com reguladores, contratos e declaração de independência e eventuais conflitos de interesse.
Farias também comunicou aos senadores o recebimento pela comissão de documentos do Banco de Brasília (BRB) sobre a aquisição planejada do Banco Master, a pedido da senadora Damares.
— Os documentos estão disponíveis para consulta a todos os senadores na secretaria da comissão — avisou.
Senado Federal Nanismo: audiência discute inclusão de medicamento para acondroplasia no SUS
Senado Federal Violência digital contra mulher também é crime; veja como denunciar
Senado Federal CAS analisa projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
Senado Federal Guerra no Irã: MP reduz preço do diesel para conter alta do petróleo
Senado Federal CSP pode votar autorização para que estados legislem sobre direito penal
Senado Federal Interlegis lança guia de boas práticas ASG para o Legislativo Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
