O governador Romeu Zema vistoriou, nesta quinta-feira (29/1), as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Marajó, em Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Com investimento de mais de R$ 2,1 milhões do Governo de Minas , por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) , a estrutura deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2026, quando atenderá a área de uma população de cerca de 9 mil pessoas, atualmente sob responsabilidade de duas Equipes de Saúde da Família (ESFs).
A construção da UBS Marajó, que está com 74% das obras concluídas, faz parte do planejamento do Governo de Minas para ampliar o acesso da população aos serviços essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS), ao descentralizar os atendimentos e oferecer opções e recursos cada vez mais próximos ao cidadão mineiro.
São mais de 350 UBS em construção, reforma, ou que serão inauguradas até o fim deste ano. Parte delas são obras paralisadas em gestões anteriores, retomadas pela atual administração. Desde 2019, Minas já entregou cerca de 120 UBS e investiu quase R$ 700 milhões na construção e reforma das unidades.
O governador celebrou as entregas para a saúde em Minas e reconheceu que os frutos deste trabalho se deve à parceria entre o Governo de Minas e as prefeituras.
“Temos trabalhado ao lado dos prefeitos, lembrando que o Estado repassa o recurso e as prefeituras executam. Então, é um trabalho a quatro mãos. Aqui em Uberaba sâo duas novas UBS que vão proporcionar um atendimento melhor a essa atenção primária. A solução definitiva para a saúde é quando as famílias têm facilidade a oferta dos serviços de saúde próximo de casa, acesso a uma consulta, a alguns exames, tratamentos odontológicos, não sobrecarregando os hospitais, as UPAs e muitas vezes detectando problemas que, caso tivessem no início, não sobrecarregavam o sistema de saúde”, destacou.
Saúde em Uberaba
Com investimentos estratégicos e repasses de recursos aos municípios, os serviços de saúde no interior de Minas estão cada vez mais completos, diminuindo a necessidade de deslocamentos para municípios maiores para a realização de tratamentos mais complexos ou exames.
O Governo de Minas aplicou mais de R$ 41 milhões na Atenção Primária à Saúde (APS), em Uberaba, desde 2019. Os valores repassados para o Fundo Municipal de Saúde saltaram de R$ 12,5 milhões, em 2019, para R$ 28,5 milhões no ano seguinte e quase R$ 75 milhões, em 2025. Nesse período, o Governo de Minas já repassou mais de R$ 360 milhões para a saúde de Uberaba.
Foi em Uberaba que a inauguração da Central de Regulação, em dezembro de 2025, representou o marco histórico de 100% de cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Minas Gerais, com a implantação do serviço na Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul.
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente
Saúde Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua
Saúde Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 25°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
