O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entregou, nesta quinta-feira (29/1), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ituiutaba, com capacidade para atender mais de 5,5 mil pessoas.
Construída no bairro Alvorada, a unidade recebeu mais de R$ 2,5 milhões em recursos do Governo do Estado e integra parte de um conjunto de sete UBS em fase final de construção na cidade.
Ituiutaba é um dos municípios que mais receberam recursos estaduais para a construção de UBS. Ao todo, o Governo de Minas repassou mais de R$ 16,6 milhões para a implantação das unidades, que vão garantir mais agilidade, conforto e qualidade no atendimento à população.
O chefe do Executivo mineiro lembrou o trabalho realizado pelo Estado nos últimos anos no atendimento primário da saúde, com a retomada das obras das UBS que estavam paralisadas e a construção de novas unidades.
| ||||
"Quando nós assumimos o Governo do Estado, tínhamos muitas UBS como esta aqui abandonadas. Além da conclusão delas, ainda tivemos a iniciativa de levarmos outras unidades para diversas cidades", afirmou Romeu Zema. | ||||
| ||||
Investimentos na Saúde em Ituiutaba
O Governo de Minas investiu na Atenção Primária à Saúde (APS) em Ituiutaba mais de R$ 29,3 milhões desde 2019. Os valores repassados para o município vêm crescendo, assim como em todo o estado.
Em 2019, o Governo de Minas repassou ao Fundo Municipal de Saúde de Ituiutaba mais de R$ 1 milhão, valor que quadruplicou em 2020, superando os R$ 4,6 milhões. Em 2024 e 2025, a soma dos valores alcançou quase R$ 29 milhões. No total, desde 2019, o Estado já repassou mais de R$ 91,6 milhões para a saúde do município.
Atenção primária fortalecida
Por meio de investimentos estratégicos, descentralização da rede e repasses contínuos aos municípios, o Governo de Minas tem fortalecido a atenção primária, reduzindo a necessidade de deslocamento para cidades maiores em busca de atendimentos e exames.
A UBS é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), concentrando ações de prevenção, acompanhamento e cuidado contínuo. Em todo o estado, são mais de 350 unidades em construção, reforma ou com inauguração prevista até 2026. Muitas dessas obras estavam paralisadas em gestões anteriores e foram retomadas pela atual administração.
| ||||
"UBS significa uma saúde melhor, já que o atendimento primário é onde as doenças podem ser detectadas, diagnosticadas precocemente, tornando o tratamento muito mais fácil e evitando que qualquer enfermidade se agrave ao longo do tempo", destacou o governador. | ||||
| ||||
Desde 2019, o Estado já entregou cerca de 119 UBS e investiu quase R$ 700 milhões na construção e reforma dessas unidades, fortalecendo a rede pública de saúde em todas as regiões de Minas Gerais.
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente
Saúde Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua
Saúde Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte Mín. 14° Máx. 25°
Mín. 15° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 25°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
