O governador Romeu Zema assinou, nesta quarta-feira (14/1), um novo Memorando de Entendimento (MoU) entre o Governo de Minas e a província japonesa de Yamanashi.
O documento, que renova a parceria entre os estados e aprofunda a relação de irmandade existente desde 1973, foi assinado durante encontro com a secretária-chefe do Departamento de Promoção da Criação de Novos Valores e Desenvolvimento Regional da Província de Yamanashi, Yumi Saito.
A assinatura do MoU entre o Governo de Minas e a província de Yamanashi evidência o compromisso dos dois estados na construção de uma parceria voltada ao desenvolvimento sustentável, à troca de conhecimentos e à contribuição para desafios globais, como a descarbonização e a prevenção de desastres naturais.
O memorando prevê que a cooperação seja estruturada no desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio verde, com a criação de um comitê de pesquisa e participação de Minas Gerais na Cúpula Internacional do Hidrogênio, na prevenção e resposta a desastres (Defesa Civil), com compartilhamento de conhecimentos e estudos para projetos conjuntos e no intercâmbio juvenil por meio da arte, incentivando a participação de jovens em iniciativas culturais internacionais.
O acordo terá vigência de três anos, com pontos focais definidos em cada governo e custos assumidos, em regra, por cada parte.
| ||||
"Queremos que este acordo resulte em ações concretas e posso dizer que, da nossa parte, já temos colhido muitos frutos, principalmente na área de prevenção de acidentes, na Defesa Civil. Queremos que Minas Gerais, que sempre foi um Estado atingido por enchentes e deslizamentos na época de chuvas, tenha esse problema reduzido drasticamente, e já estamos conseguindo resultados", disse o governador Romeu Zema. | ||||
| ||||
Relação histórica com Yamanashi
Os laços entre Minas Gerais e Yamanashi já duram mais de meio século. Em junho de 1973, foi assinado um Acordo de Irmanamento com a província japonesa, o mais antigo firmado pelo estado.
Minas Gerais é o único estado-irmão de Yamanashi na América Latina e Caribe. Desde a assinatura do acordo, as duas regiões têm promovido ações que geram benefícios em diversas áreas.
Em 2023, o Governo de Minas e a província de Yamanashi celebraram os 50 anos do irmanamento entre os estados, em evento realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.
Em junho de 2025, Minas Gerais realizou uma missão oficial ao Japão, onde o governador Romeu Zema se encontrou com o governador de Yamanashi, Kotaro Nagasaki, para fortalecer a parceria existente e discutir possíveis acordos de cooperação técnica.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
Mín. ° Máx. °
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
