Em Rio Pomba, na Zona da Mata, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) vai entregar um conjunto de obras estruturantes para modernizar o sistema de abastecimento de água e preparando o município para atender, com ainda mais eficiência, às demandas atuais e futuras da população.
Com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, o projeto foi planejado para fortalecer a infraestrutura existente e tornar o sistema mais robusto e confiável. As intervenções devem beneficiar cerca de 15 mil pessoas, direta e indiretamente, promovendo maior equilíbrio operacional e ampliando a capacidade de distribuição de água, especialmente em áreas mais elevadas da cidade. A previsão é que essas obras, que já estão em andamento, sejam concluídas no segundo semestre deste ano.
Entre as melhorias previstas estão a realocação da unidade de bombeamento de água Luíza Alvim, com a instalação de um conjunto motobomba mais potente, além da construção de um novo reservatório, com capacidade para 1 milhão de litros, no bairro Geraldo Homem Faria.
Com o novo reservatório em operação, a Copasa irá ampliar em 66% a capacidade de reservação de água no município, passando de 1,5 milhão para 2,5 milhões de litros.
Além disso, também já está sendo implantada uma nova estrutura de redes adutoras, de distribuição e de recalque, totalizando cerca de 1.300 metros de tubulações, com materiais mais resistentes e diâmetros maiores, integradas ao sistema já em operação. Essas melhorias garantirão maior eficiência no transporte da água e mais estabilidade no abastecimento em diferentes regiões do município.
De acordo com o gerente regional da Copasa, Publio Reis Pereira, a obra representa um avanço importante para a cidade. “Essa é uma intervenção estratégica, pensada a partir da realidade de Rio Pomba. Estamos fortalecendo a infraestrutura, ampliando a capacidade operacional e criando condições para um abastecimento mais estável e seguro, tanto no presente quanto no futuro”, destacou.
Publio ressalta ainda que os impactos positivos serão percebidos diretamente pela população. “Com um sistema mais moderno e eficiente, reduzimos a necessidade de intervenções operacionais e garantimos mais tranquilidade para os moradores. É um investimento que se reflete em qualidade de vida e mais segurança no abastecimento de água”, completou.
A iniciativa é resultado de um trabalho conjunto entre equipes da Copasa que, a partir de análises técnicas e do acompanhamento da realidade local, identificaram a necessidade de ampliar e modernizar a infraestrutura de abastecimento. Essa atuação integrada possibilitou o planejamento das melhorias e a viabilização dos investimentos necessários para a execução das obras.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
