O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, conheceu, nesta quarta-feira (10/12), duas importantes exposições em cartaz no Palácio das Artes, em Belo Horizonte: a “Bonecos Giramundo” e a “Presépios de Minas em Mim”. As mostras, ambas gratuitas, seguem atraindo um público expressivo e fortalecendo o papel do complexo cultural como vitrine da arte e da tradição mineira.
O chefe do Executivo mineiro destacou a representatividade que as exposições trazem da cultura de Minas. Para ele, a visita às duas mostras é um grande programa de fim de ano para quem passa pelo centro da capital mineira.
| ||||
"É um ótimo programa de Natal, um excelente programa de férias para toda a família. Tenho certeza que, principalmente, as crianças vão gostar. Aquela variedade de bonecos e os presépios também retratam um pouco da nossa cultura. É algo que vale a pena", disse Romeu Zema. | ||||
| ||||
"Minas, dentro do Brasil, sempre foi um dos estados que mais produziu arte. Tanto é que cerca de 60% do acervo histórico cultural do Brasil está concentrado aqui no estado, principalmente devido ao ciclo do ouro. E cabe a nós, mineiros, termos essa consciência de preservarmos aquilo que já foi produzido, e também de estarmos valorizando os artesãos, os artistas que fazem essa produção atual. Acho que é o que nós estamos fazendo aqui hoje, dando a oportunidade de a população conhecer estes trabalhos maravilhosos", acrescentou o governador.
Também participaram da visita a secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) , Barbara Botega, e o presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS) , Sérgio Rodrigo Reis.
Giramundo
A exposição “Bonecos Giramundo” integra a grande Ocupação Giramundo, que celebra os 55 anos do grupo – referência nacional e internacional no teatro de animação. A mostra apresenta cerca de 600 peças, entre bonecos, máscaras, objetos de cena e elementos cenográficos que marcaram história no teatro, no cinema de animação e na televisão brasileira.
Com curadoria da equipe do Giramundo, a exposição evidencia a força estética do grupo, conhecido pela experimentação e pela elaboração minuciosa de cada figura manipulável – seja por fios, varas ou luvas. Cerca de 80% das peças foram restauradas com apoio direto e indireto da Fundação Clóvis Salgado.
Em cartaz desde 11/10, a mostra já recebeu mais de 22 mil visitantes, consolidando-se como uma das mais procuradas do Palácio das Artes em 2025. A Ocupação Giramundo inclui ainda oficinas, visitas guiadas, espetáculo teatral e mostra de cinema, ampliando o acesso do público ao universo criativo do grupo.
Presépios de Minas em Mim: tradição, identidade e criação contemporânea
Já a Galeria Arlinda Corrêa Lima e a vitrine do Centro de Artesanato Mineiro (Ceart) recebem a exposição “Presépios de Minas em Mim”, que reúne mais de 70 presépios e estandartes criados por artesãs e artesãos de todas as regiões do estado. Com curadoria de Flávio Vignoli, a mostra apresenta obras produzidas em argila, fibras, madeira, crochê, bordado, ferro, cabaça e materiais reciclados, todas confeccionadas exclusivamente de forma artesanal, a partir de chamamento público.
A exposição reforça a riqueza da estética popular mineira e fomenta o desenvolvimento socioeconômico do artesanato: todas as peças estão à venda, e a renda é destinada diretamente aos criadores. A mostra é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG) , o Ceart, a Cemig e o Sebrae Minas. Apenas no dia de abertura, mais de 500 pessoas passaram pelo espaço. A visitação segue até 11/1/2026.
| ||||
"Essas exposições revelam a potência da cultura mineira em toda a sua diversidade. O Giramundo, com sua trajetória inovadora e reconhecida no Brasil e no mundo, e os presépios produzidos por artesãs e artesãos de todas as regiões do estado, mostram como tradição e contemporaneidade convivem de forma viva em Minas Gerais", ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega. | ||||
| ||||
Investimentos crescentes
Entre 2019 e 2025, os investimentos no setor cultural cresceram mais de 400% em Minas Gerais. Os recursos foram de R$ 57,6 milhões, em 2019, para R$ 310,7 milhões, neste ano.
Os valores levam em conta os programas de incentivo e fomento, incluindo o Incentivo Fiscal à Cultura, o Fundo Estadual de Cultura, os Laboratórios de Fomento (Lei Aldir Blanc, Lei Paulo Gustavo e Política Nacional Aldir Blanc), que ultrapassaram R$ 1,3 bilhão em execução nesse período. Além desses valores, em 2025, já foram repassados cerca de R$143 milhões (até outubro), via ICMS Patrimônio Cultural.
Gestão Governo de Minas regulamenta carga horária de servidores em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
Gestão Governo de Minas implantará UAI em Carandaí e inicia emissão de carteira de identidade em posto provisório
Desenvolviment... Comerciantes terão linha de crédito exclusiva com taxas reduzidas no BDMG em parceria inédita com a CDL BH
Gestão Governo de Minas expande Sei!MG Municípios para outras cidades e inicia implantação da versão 5.0 do sistema
Fazenda Secretaria de Fazenda envia alerta SMS a proprietários de veículos de Minas que não pagaram o IPVA 2026
Governo Morro das Pedras e Vila Cemig recebem Praça de Serviços - Governo Presente neste fim de semana Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 13° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 26°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
