A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética (PEE), mais de R$ 13,6 milhões em cerca de 590 hospitais e unidades públicas municipais de saúde de 75 cidades mineiras de todas as regiões do estado, no primeiro semestre de 2025. Entre as iniciativas, estão a modernização de equipamentos e melhoria da iluminação, além da instalação de painel fotovoltaico em algumas instituições de saúde.
Somente na região Central, a Cemig investiu mais de R$ 1,9 milhão em 120 hospitais e unidades públicas municipais de saúde de oito cidades, incluindo a capital mineira. Em Curvelo, autoclaves do Hospital Santo Antônio e no Hospital Imaculada Conceição foram substituídas por aparelhos mais modernos, totalizando quase um milhão de reais investidos nas duas unidades de saúde.
A autoclave faz parte da rotina de esterilização dos hospitais, sendo responsável pela limpeza adequada e desinfecção de instrumentos médicos e cirúrgicos. Equipamentos mais antigos – já obsoletos –, no entanto, tornam os ciclos de esterilização muito longos, o que gera o desperdício de energia.

Também receberam equipamentos e modernização da iluminação hospitais de Governador Valadares, Uberaba, Ouro Preto, Ponte Nova, Divinópolis, Montes Claros, Três Marias, entre dezenas de outros municípios em todas as regiões de Minas Gerais.
Filipe Randazzo, analista de Eficiência Energética da Cemig, avalia a importância da iniciativa para a economia e sustentabilidade das unidades de saúde. “Grande parte das atividades realizadas em hospitais depende da utilização da eletricidade. Quando fazemos essa modernização, estamos contribuindo diretamente para a redução dos custos com a energia e de manutenção do aparelho. Esperamos que isso ajude o hospital a investir os recursos economizados em outras necessidades”, afirma.
Usinas solares fotovoltaicas
Além da modernização, a Cemig instalou painéis fotovoltaicos em nove hospitais e unidades de saúde de Minas Gerais, entre janeiro e junho deste ano, com o objetivo de promover mais sustentabilidade e incentivar geração alternativa de energia. Instituições de saúde de Mutum, Jordânia, Itambacuri, Buritizeiro, Campo do Meio, Cachoeira de Pajeú, Congonhas, Vespasiano e Itamonte foram atendidas.
A Cemig também promoveu a substituição da iluminação de centenas de unidades de saúde. "No lugar de lâmpadas mais antigas, foram instalados os modelos de LED, que, além de mais econômicos, apresentam durabilidade maior quando comparados às tecnologias incandescentes, fluorescentes e halógenas, sendo essas já consideradas obsoletas", explica Filipe Randazzo.
Saúde São Paulo tem três novos casos de sarampo confirmados em bebês
Saúde acessível Cartão de TODOS em Sabará oferece consultas a partir de R$ 30 e descontos de até 70% em exames
Saúde Anvisa proíbe plataforma de consulta online e entrega de medicamento
Saúde Sarampo: Saúde pede reforço de vacinação de crianças em SP e Guarulhos
Saúde Anvisa proíbe suplemento irregular e suspende lotes de creatina
Saúde Gestão de insumos melhora o cuidado ao paciente Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 14° Máx. 25°
Tempo limpoMín. 13° Máx. 27°
Tempo limpo
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
