O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (4/7), da 10ª edição do Coffee Dinner & Summit, realizado na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O evento, promovido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), é tido como um dos maiores do setor cafeeiro do país.
Na oportunidade o chefe do Executivo mineiro apresentou os principais avanços do agronegócio de Minas Gerais e a importância que a comercialização do café mineiro tem para a economia do estado.
“O café é importante para o Brasil e mais importante ainda para Minas Gerais, que é o maior produtor de café do país. O Brasil tem avançado no café, e Minas mais ainda. Hoje nós temos dado total apoio ao produtor rural, o cafeicultor, para que ele melhore a produtividade e a qualidade do seu produto gerando um mercado sem precedentes” destacou Zema.
Política para o café mineiro
O Governo de Minas promove diversas iniciativas voltadas para o setor cafeeiro, como o Certifica Minas Café, o Geoportal do Café, pesquisas da Epamig, assistência técnica aos produtores pela Emater e distribuição de kits de irrigação para pequenos produtores.
Um dos destaques para impulsionar a produção de café em Minas é a Plataforma Selo Verde, ferramenta desenvolvida no Estado que comprova a sustentabilidade da produção das principais cadeias produtivas. A plataforma comprovou que 99% das propriedades cafeeiras mineiras são livres de desmatamento.
“Desde o início da minha gestão, nós temos dado total apoio ao agro em todos os sentidos: mais segurança no campo, mais energia elétrica, recuperação das estradas e formação de técnicos em agropecuária. Com isso, o resultado apareceu, no ano passado, pela primeira vez na história do estado de Minas Gerais. É uma atividade que todos os anos tem liderado o crescimento econômico no estado” reforçou o governador.
O evento
A 10ª edição do Coffee Dinner & Summit foi realizada de 2 a 4/7 e reuniu representantes de cerca de 40 países. Com o tema “O futuro do fluxo do comércio: protagonismo e liderança dos Cafés do Brasil”, o evento discutiu os desafios e portunidades do setor cafeeiro global, com destaque para a liderança do Brasil.
Fazenda Governo de Minas paga R$ 104,5 milhões do Propag à União
Desenvolviment... Governo de Minas promove Imersão Minas Livre para Crescer e reúne representantes de 40 municípios mineiros
Governo Governo de Minas conclui processo de desestatização da Copasa e abre novo ciclo para o saneamento
Infraestrutura Governo de Minas e concessionária orientam usuários sobre regularização de multas e tarifas do sistema Free Flow
Gestão Resultado negativo em exame toxicológico passa a ser exigido para emissão da habilitação em novos processos a partir de 20/6
Desenvolviment... Minas Gerais alcança 200 municípios com Redesim + Livre e amplia ambiente favorável aos negócios Mín. 15° Máx. 26°
Mín. 12° Máx. 22°
Parcialmente nubladoMín. 13° Máx. 24°
Tempo nublado
CONVERSA DE ESQUINA Ser ou não ser?
COLUNA MG Forrageiras mostram alto desempenho no semiárido
SANDERS ROCHA Concessionária de energia pode adentrar no imóvel para realizar o corte sem o morador no local?
DIEGO LEONEL A Importância da Certificação Pró-Gestão para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) 
